Techstars. “Para nós, é tudo sobre as pessoas”
"A missão da Techstars é, basicamente, ajudar empreendedores de todo o mundo a serem bem sucedidos na sua viagem empreendedora, o que significa que numa fase inicial de desenvolver uma empresa existem muitas questões de jovens empreendedores na criação da sua equipa e da sua visão", começa por explicar Alexander Hafner, diretor administrativo da TechStars.
Para isso, a Techstars tem uma série de iniciativas que ajudam nestes primeiros passos — e que mudam toda a caminhada.
"Muitas pessoas conhecem a Techstars como uma companhia que faz programas de aceleração: tivemos 29 programas em 2017. Mas a nossa forma de envolvimento com os novos empreendedores e startups começa muito mais cedo. As pessoas podem juntar-se à TechStars num startupweekend ou startupweek. Aqui têm uma primeira impressão do que é fazer um pitch, das questões que podem surgir. Ou podem apenas falar com outros e dizer ‘hey, eu tive esta ideia louca’. Depois de começar esta caminhada continuam ligados a nós. Isto é uma coisa positiva, até mesmo depois dos programas de aceleração. Há sempre muito a fazer, muito a apoiar a nível de investimento", refere o diretor administrativo.
Para ajudar no processo existem mentores, que "partilham opinião e conhecimento". E isso faz toda a diferença, diz Alexander, que sabe o que é começar do zero, sem ajudas. "Eu tive uma empresa quando era muito novo, não tive acesso a aceleração e tive de aprender muitas coisas por mim próprio porque estava sozinho e demorei bem mais do que três meses para descobrir coisas que iria precisar nesse período", conta.
Nesse sentido, surge o mote da Techstars. "Temos um mote “fazer mais, mais rápido”, ao qual adicionaria algo como “fazer mais, mais rápido, melhor, de forma mais eficiente”. “Fazer mais, mais rápido” é uma aprendizagem onde um empreendedor aceita que ele é bom numa determinada área, seja ela vendas ou tecnologia, e que não vai conseguir ter todas as capacidades necessárias nesta fase inicial de uma empresa. Para mim, “fazer mais, mais rápido”,”fazer mais coisas, de maneira mais eficiente” significa sempre trazer pessoas nas quais confias, que ajudas a aceitar as suas opiniões, pensar nelas e incluí-las numa decisão. A partir de um certo ponto isto vai tornar a decisão mais estável, mais confiável para outros e isto é uma maneira super eficiente de acelerar", explica Alexander Hafner.
Mas, para a Techstars, o que faz uma boa startup? Apenas as boas ideias? As ideias inovadoras? Não só. E foi essa a base do programa de aceleração METRO, em Berlim, especializado no retalho. "Procurámos grandes equipas e grandes ideias. É tudo sobre a equipa. Vimos centenas e centenas de ideias, às vezes as companhias estão a fazer as mesmas coisas. É sobre a singularidade, mas quando tens de decidir e vês duas boas ideias, escolhes sempre com base na equipa. Como é que eles encaixam? Gostam uns dos outros? Brincam? Há quanto tempo é que se conhecem? Quão claras são as regras deles na empresa? Estas são coisas mais importantes do que terem centenas de clientes ou lucro. Para nós, é tudo sobre as pessoas".
Veja aqui o magazine exibido na SIC Notícias | watch the video