Unbabel levanta ronda de 21 milhões de dólares
por The Next Big Idea | 7 de Dezembro, 2023
Investimento leva a scaleup portuguesa para a próxima etapa de crescimento: autossustentabilidade.
A plataforma portuguesa de Language Operations (LangOps) anunciou esta quinta-feira o levantamento de uma ronda de 21 milhões de dólares (19,5 milhões de euros) para continuar “a criar o futuro da comunicação multilingue em escala”.
O financiamento contou com a participação da Iberis Capital, GED Ventures Portugal, Point 72, Notion, ScaleVentures Partners e Caixa Capital, e será utilizado para “impulsionar a estratégia de crescimento global, bem como para fortalecer a sua posição no caminho da rentabilidade”.
Esta notícia a fechar 2023 surge num ano em que scaleup portuguesa anunciou a aquisição de duas empresas: em janeiro a alemã EVS Translations e em maio a israelita Bablic. E esta nova ronda, além de juntar um grupo de investidores maioritariamente portugueses, trilha o caminho para a rentabilidade.
“No último ano, anunciámos duas aquisições bastante relevantes para a Unbabel – a da alemã EVS Translations e a da israelita Bablic – e este financiamento é mais um passo alinhado à nossa estratégia de aquisições. Tornar a Unbabel rentável potenciará a escalabilidade deste caminho e é nisso que estamos focados nesta reta final de ano, agora com o sinal de confiança deste grupo de investidores”, refere Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel.
Durante a Web Summit, ao longo de três dias, o The Next Big Idea falou diretamente com fundadores de 20 startups, que falaram dos seus negócios, das suas indústrias, do mercado em 2023 e de planos para o futuro. Vasco Pedro foi um deles — e tocou em várias assuntos relacionados com a inteligência artificial (IA). Nomeadamente, como acredita que a IA pode suscitar uma onda de criatividade positiva, do seu impacto nas nossas vidas e de como Portugal pode desempenhar um papel importante no setor ao apostar numa IA responsável.