Voltar | Inteligência Artificial

Unbabel reforça a sua posição global ao adquirir a israelita Bablic

por The Next Big Idea | 7 de Junho, 2023

A Unbabel completou a segunda aquisição do ano, ao adquirir a israelita Bablic.

Em comunicado, a Unbabel a anunciou na semana passada que adquiriu a Bablic, fundada em 2011 por Gabriele Manasse, Ishai Jaffe e Roi Ronn. Sediada em Israel, a plataforma surgiu com o objetivo de oferecer uma ferramenta de gestão de tradução mais rentável para qualquer tipo de empresa. Em concreto, maximiza o SEO enquanto permite um controlo total do conteúdo localizado, sem necessidade de encriptação, ao mesmo tempo que aumenta organicamente o tráfego internacional, atualiza o website em tempo real e guarda preferências de tradução.

A Unbabel é uma Language Operations (LangOps) cuja plataforma (sustentada por Inteligência Artificial) permite às empresas ter uma experiência multilingue em escala. E passados 10 anos após a sua criação, ao fazer esta aquisição, vai conseguir identificar erros e garantir, de forma mais rápida e eficaz, que os websites estão de acordo com as necessidades de cada cliente.

  • Ou seja, as duas empresas levam para o mercado um serviço de localização de websites que permite uma experiência personalizada para os utilizadores, mas que também contribui para aumentar as taxas de conversão e tirar partido dos benefícios de um SEO multilingue.

A aquisição, cujo valor não foi especificado no comunicado, tem como objetivos:

  • Expandir a oferta da Unbabel; 
  • Reduzir os custos;
  • Reduzir o tempo alocado a cada projeto.

Investir na tradução alargada de websites

Em 2022, de acordo com a Marktest, 5.2 milhões de portugueses fizeram algum tipo de compras online, o que expande a oferta muito além do mercado nacional. Hoje em dia, o típico consumidor nacional dá bastante importância à oferta internacional, por isso, ao integrar tecnologias como as da Bablic na Unbabel, será possível investir na tradução alargada de websites para aumentar as vendas a nível global e facilitar o processo para o cliente.

Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, afirma que “uma boa pegada digital é essencial para as marcas alcançarem os consumidores. Isto significa que, independentemente da fase da jornada do cliente, todo o processo é realizado na sua língua materna. Com a aquisição da Bablic, a Unbabel está a liderar este pilar crucial na indústria da tradução.”

Gabriele Manasse, fundador e CEO da Bablic, acrescenta que “a equipa da Bablic está muito entusiasmada por trabalhar com a Unbabel para transformar a indústria da tradução e melhorar a experiência dos nossos clientes, em conjunto. Ao combinar as ofertas robustas de LangOps da Unbabel e as nossas capacidades, estamos confiantes de que podemos oferecer o melhor serviço de localização de websites.”

Esta é a segunda aquisição da Unbabel este ano visto que, em janeiro, anunciou a aquisição da alemã EVS Translations. Desta forma, a empresa continua a consolidar a sua plataforma enquanto aumenta a sua oferta ao cliente.

Com 95% dos consumidores mundiais a viverem fora dos EUA, a globalização nos negócios é mais importante do que nunca e as traduções apenas em inglês já não são suficientes. As investigações mais recentes mostraram que a localização pode:

  • Aumentar o tráfego de pesquisa em 47%;
  • Impulsionar as visitas ao site em 70%;
  • Aumentar as taxas de conversão em 20%.

Apesar da maioria das empresas comunicar com os seus clientes em inglês, apenas cerca de um quarto dos utilizadores da Internet, em todo o mundo, falam esta língua. Em resposta a esta falta de oferta, foi criada, em 2013, por Vasco Pedro e João Graça, a Unbabel. Esta permite que as equipas de todas as empresas interajam facilmente com os clientes em qualquer língua que seja necessário. E, agora, ao integrar a Bablic, os clientes da Unbabel terão acesso a uma tradução mais rápida e acessível.