Voltar | Sustentabilidade

Lean Conference. A conferência onde se aprende a produzir com menos desperdício

por | 7 de Maio, 2021

Lean Conference. A conferência onde se aprende a produzir com menos desperdício

A próxima Lean Conference já tem data marcada para os próximos dias 19, 20 e 21 de maio. Este evento organizado pela Júnior Empresa Lean de Aveiro (JELA) já vai na sua sétima edição, mas este ano será a primeira vez que irá ser organizado num formato híbrido.

A JELA é constituída por alunos de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro e tem como principal objetivo difundir a filosofia Lean junto do seio universitário através de diferentes eventos ao longo do ano. A Lean Conference acaba por ser a “cabeça de cartaz”, tendo contado com cerca de 200 participantes na edição anterior.

Foto Edição Passada 1(1)

Mas, afinal, o que é o Lean?

Se não está na área da indústria é normal que não esteja familiarizado com este termo. O Vice-Presidente da Júnior Empresa Lean de Aveiro (JELA) explica que é uma filosofia de melhoria contínua de processos, que oferece ferramentas práticas para aplicar em diferentes contextos.

Dentro desta filosofia existem sete diferentes tipos de desperdícios: transporte, inventário, movimentação, espera, produção excessiva, processamento excessivo e defeitos.

“O Lean olha para todo um processo, do início ao fim, para que se perceba em que zonas é que existe desperdício, como atuar de forma a reduzi-los e, com isso, criar valor à empresa”, refere Gonçalo Guedes.

Ao longo das conferências, é debatido entre estudantes, corpo docente e tecido empresarial a “utilidade da filosofia Lean, o seu estado atual e o seu desenvolvimento futuro” de acordo com a organização.

A programação deste ano é composta por várias palestras que contam com oradores convidados nacionais e internacionais, sessões de networking (partilha de experiências entre os profissionais e os participantes) e também workshops presenciais na Universidade de Aveiro dados por profissionais, por exemplo, da IKEA e da Lean Academy Portugal.

Este ano há uma novidade: os participantes poderão escolher que oradores querem ouvir, uma vez que haverá palestras a acontecer em simultâneo.

Pode inscrever-se no evento aqui.

Agenda Lean Conference