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Receitas da Airbnb sobem no segundo trimestre do ano

por Gabriel Lagoa | 7 de Agosto, 2024

A Airbnb registou um crescimento nas receitas e nas reservas no segundo trimestre, mas uma queda nos lucros. A empresa nota que há tendências de reservas mais próximas das datas e um abrandamento da procura nos EUA.

A Airbnb registou um aumento de 11% nas receitas no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo os 2,75 mil milhões de dólares. É o que indicam os resultados divulgados esta terça-feira pela plataforma de alojamento local com sede em São Francisco, nos EUA. 

Apesar do crescimento nas receitas, a Airbnb reportou uma descida nos lucros, que se fixaram nos 555 milhões de dólares, uma diminuição de 15% face ao segundo trimestre de 2023. 

Na apresentação dos resultados, a empresa destaca que o número de noites e experiências reservadas cresceu 9% em termos homólogos, chegando aos 125,1 milhões neste segundo trimestre. Quanto à tarifa diária, em média, subiu 2% para 170 dólares e a empresa antecipa que este valor aumente nos próximos meses. 

Em relação ao comportamento dos utilizadores, a plataforma notou que em julho muitos clientes optaram por reservar uma propriedade com algumas semanas de antecedência, em vez de meses. Nos Estados Unidos, a procura parece mesmo estar a abrandar, de acordo com o CEO Brian Chesky. Esta tendência está a ser tida em conta nas perspetivas para o terceiro trimestre. A Airbnb prevê que as receitas para os próximos meses possam chegar aos 3,73 mil milhões de dólares, abaixo da previsão de Wall Street.  

Ainda assim, a empresa adianta que está a ver mais clientes a inscreverem-se na plataforma para aproveitarem os feriados e outros eventos especiais e destaca que registou a maior receita de sempre na América do Norte durante a semana de 4 de julho deste ano, altura em que se assinala o Dia da Independência dos EUA. 

Na Europa, as noites reservadas na Airbnb, nomeadamente na região de Paris, a propósito dos Jogos Olímpicos, mais que duplicaram face ao mesmo período do ano passado. 

Nos mercados, as notícias de uma desaceleração na procura pelos serviços da Airbnb nos Estados Unidos e de lucros abaixo das expectativas dos analistas não caíram bem e levaram a uma queda de 14% das ações da empresa.

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