Voltar | Inteligência Artificial

PwC US vai investir mil milhões de dólares em IA

por The Next Big Idea | 27 de Abril, 2023

A PwC anunciou a intenção de investir mil milhões de dólares nos próximos três anos em projetos IA.

Uma das maiores empresas de prestações de serviços e de consultoria do mundo, a PwC (dos Estados Unidos), anunciou esta quarta-feira que vai investir mil milhões de dólares para expandir e escalar as suas ofertas de inteligência artificial (IA).

Mas não só: a empresa quer garantir que os seus trabalhadores sejam fluentes em IA. Segundo o comunicado oficial, a PwC US vai “investir na melhoria das competências dos seus 65.000 colaboradores em ferramentas e capacidades de IA, a fim de trabalhar de forma mais rápida e inteligente, e de os ajudar a desenvolver as suas carreiras e aconselhar os clientes sobre os benefícios da IA”.

Já a Axios, salienta que esta é uma maneira de a PwC preparar o terreno para orientar os clientes que estão a debater-se com a melhor forma de utilizar a IA generativa (ChatGPT, Midjourney, etc) para melhorar os seus negócios através desta tecnologia.

E como é que o planeia fazer? Através de uma parceria com a Microsoft – através da plataforma Azure – que vai permitir criar produtos e tecnologias – tanto para os seus clientes como para a própria empresa.

Com esta colaboração, a PwC espera conseguir “ensinar os modelos no nosso ambiente controlado e não num espaço público”, uma preocupação que muitos clientes têm, segundo revelou à Axios Joe Atkinson, o Chief Products & Technology Officer da equipa que lidera a empresa nos EUA. 

Ou seja, esta aposta e investimento de mil milhões de dólares nos próximos três anos em projetos de IA refletem aquilo que a empresa prevê ser o futuro do mercado de trabalho. 

“Se vão existir empregos que serão completamente afetados pela IA generativa? Acredito plenamente que sim”, afirma o responsável. “É uma das razões pelas quais estamos a insistir tanto na sua utilização responsável e na melhoria das competências – porque acreditamos que a melhor forma de proteger os empregos das pessoas é formá-las para a realidade em que se encontram”, remata Joe Atkinson.