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Não deixe para amanhã o que pode entregar hoje

por Hugo Lopes

22 de Março, 2024

Num contexto em que o tempo é tão valioso como os bens que trocamos, o ecommerce está a passar por uma revolução no sentido dos serviços de entrega instantânea. Não se trata apenas de velocidade, mas sim de redefinir o significado de conveniência na era digital.

A entrega instantânea no setor do retalho depende de uma combinação de tecnologias que possibilitam processos de entrega de encomendas rápidos e eficientes.

Primeiramente, as plataformas de gestão de entregas permitem aos retalhistas acompanhá-las e geri-las em tempo real, desde o armazém ou loja até à porta dos clientes. Fornecendo visibilidade do estado, da localização e do tempo estimado de entrega, facilitam a passagem precisa dessas informações aos consumidores. Em segundo lugar, os retalhistas oferecem aplicações móveis e carteiras digitais através das quais se pode fazer encomendas, acompanhar as entregas e efetuar pagamentos.

Em paralelo, as apps permitem aos retalhistas enviar notificações push e alertas aos clientes, mantendo-os informados e atualizados sobre o estado das encomendas e das entregas.

Depois, os serviços de entrega à carta permitem aos retalhistas oferecer opções de entrega no mesmo dia ou no espaço de uma hora, recorrendo a uma rede de fornecedores que são enviados para recolher e entregar encomendas, de forma rápida e flexível, aos clientes.

O futuro é agora. Porquê? Porque a gratificação imediata está a tornar-se a norma e a entrega nestes moldes melhora a experiência do cliente, levando a uma maior satisfação e lealdade.

Além disso, os motores de recomendação orientados por Inteligência Artificial (IA) analisam os dados dos clientes para personalizar as opções de entrega em função do seu histórico, prioridades e preferências, podendo variar entre expresso, no mesmo dia, ou janelas de tempo programadas. Simultaneamente, a IA pode customizar a própria experiência de entrega, personalizando a embalagem, a apresentação e as interações.

Os algoritmos analisam ainda o feedback pós-entrega e os dados de sentimento para identificar tendências, padrões e oportunidades de melhoria no processo. Ao compreender cada cliente, os retalhistas podem ir ao seu encontro, sugerindo opções de entrega que melhor satisfazem as suas necessidades, aperfeiçoando e otimizando continuamente a experiência para melhor corresponder às expectativas.

Ao olharmos para o futuro, a entrega instantânea tornar-se-á ainda mais integrada na nossa vida quotidiana. Da moda aos produtos eletrónicos, farmacêuticos e culturais, o que antes demorava dias, em breve estará à nossa porta, seja de casa ou do escritório, em minutos.

O futuro é agora. Porquê? Porque a gratificação imediata está a tornar-se a norma e a entrega nestes moldes melhora a experiência do cliente, levando a uma maior satisfação e lealdade. Porque num mercado concorrido, a oferta de entrega instantânea distingue a marca, ganhando vantagem junto dos consumidores. Porque as tecnologias avançadas simplificam as operações, reduzem os prazos e custos de entrega, beneficiando tanto as empresas como os consumidores.

O futuro é agora – e a Inovretail está na vanguarda desta transformação. Através de parcerias estratégicas como aquela realizada em Espanha com a Uber Direct, possibilitamos o acesso dos retalhistas a uma rede de entregas consolidada para oferecerem entregas rápidas e fiáveis através dos seus próprios canais de vendas, com maior controlo e transparência tanto para os clientes como para os gestores de serviços. Desta forma, redefinimos ainda a experiência do retalho local, permitindo que as lojas mais pequenas possam competir em pé de igualdade com as ‘gigantes’ do ecommerce. A sinergia entre a tecnologia da plataforma e a logística eficiente da Uber abrem as portas a novos modelos de entrega para o mercado.

O futuro é agora – não deixe para amanhã o que pode entregar hoje. No cenário competitivo e em constante evolução do retalho, a inovação é a moeda que mais valoriza e o setor está a ser moldado pelas empresas que estão dispostas a abraçar a mudança e a adotar soluções disruptivas, antecipando as necessidades dos consumidores e oferecendo experiências que os surpreendam e os conquistem.

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