Voltar | Opinião

Inclusão no digital, uma palavra de cada vez

por Carlos Pereira (CEO da Puxe Negócios)

21 de Janeiro, 2026

Muitas organizações ainda encaram a acessibilidade como um custo ou um extra, quando na verdade é um investimento estratégico com impacto direto na reputação, competitividade e alcance de mercado.

A narração de texto – também conhecida como síntese de voz ou conversão de texto em fala audível – está a tornar-se fundamental na criação de experiências digitais inclusivas, ou seja, acessíveis a virtualmente todos. Sustentada por Inteligência Artificial, esta tecnologia assiste diariamente milhões de pessoas em todo o mundo na navegação e consumo de conteúdo online, tornando-se uma ferramenta poderosa para chegar a um público mais abrangente e diverso. 

Se, até há pouco tempo, as soluções disponíveis deixavam a desejar em aspetos críticos como a naturalidade da voz, o tratamento dos dialetos, a compreensão contextual e a personalização ao gosto de cada utilizador, a evolução recente tem sido verdadeiramente empolgante. A qualidade e a adaptabilidade dos sistemas atuais fazem a diferença entre participar ou ficar excluído da sociedade digital.

Para alguém com deficiência visual (que recorre a...

Regista-te gratuitamente para continuares a ler

Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.