Voltar | Opinião

A nossa primeira The Next Big Idea foi esta – e não era uma startup

por Vasco Valença de Sousa

4 de Abril, 2022

A TARTE foi a ideia que contámos no primeiro programa de televisão do The Next Big Idea, a 2 de abril de 2012. 10 anos depois, afirmou-se como marca e expandiu aquilo que faz. Vasco Valença de Sousa, um dos fundadores, conta na primeira pessoa como foi passar da ideia a um produto e marca de sucesso.

  1. Onde estava A TARTE há 10 anos

Há 10 anos A TARTE desenhava os seus primeiros passos. A pequena amêndoa ousara sair da casca, bronzeava-se em SPAs de caramelo caseiro e fazia-se crocante em fornos pequenos e artesanais. A Tarte (já assim chamada) percorria jantares de amigos que se juntavam em torno de uma nova versão da Tarte de amêndoa “fininha e durinha de roer” que os amigos juravam não haver igual e dava-se a conhecer ainda discretamente em alguns (poucos) espaços comerciais de Lisboa. 

A ideia da TARTE (e sua pequena amêndoa) poder ser a primeira “The Next Big idea” depressa rolou entre amigos que conheciam de perto o Vasco, a Catarina, a Rute Sousa Vasco e o Paulo Rascão e os novos projetos que tinham em mãos. Como acontece com tudo o que é verdadeiramente importante na vida das pessoas e das marcas, os momentos mais impactantes surgem tantas vezes de um dia para o outro… e assim. Era o “perfect timing” para as 2 jovens e irreverentes marcas se conjugarem numa primeira edição de um programa que viria a dar muitas ideias que falar.

  1. A sessão piloto gravada entre A TARTE e THE NEXT BIG IDEA

E foi literalmente de um dia para o outro que se reuniram A TARTE e o THE NEXT BIG IDEA, numa sessão preparatória carregada de naturalidade e espontaneidade, tão bem agarrados pelo profissionalismo da Rute e do Paulo e de toda a equipa THE NEXT BIG IDEA. Depressa percebemos que bastava contar a história do Vasco, da Catarina e da pequena amêndoa… tal como ela era e no ponto de partida, melhor… no local onde a ideia ou o sonho da amêndoa se fizeram TARTE, a cozinha de uma casa portuguesa onde, não raramente, as ideias tem memoráveis sabores. 

Uma tarte indiscreta: o making off do primeiro episódio do The Next Big Idea

  1. O percurso da TARTE nestes 10 anos

Da Mercearia Criativa (primeiro cliente da TARTE há 10 anos) ao El Corte Inglés, tudo acontece a velocidade estonteante, num primeiro ano em que os pequenos fornos caseiros mal tiveram tempo para repousar. Foi quando registamos a nossa empresa ONCE UPON A TARTE, que verdadeiramente percebemos que tínhamos um negócio em mãos. 

Às vezes comentávamos entre nós (eu e Catarina) que esta história da pequena amêndoa já estava escrita há muito tempo e que nos era dado o privilégio, a jeito de filme, de a ver ao vivo e a cores e de inclusive participar no filme enquanto decorria. 

A história, magia e encantamento da pequena amêndoa que um belo dia sonha ser Tarte, sempre nos inspirou e a nossa vontade sempre foi que Portugal inteiro se inspirasse também na pequena grande amêndoa sonhadora que consegue realizar o seu sonho. Porque afinal, se a amêndoa consegue eu também consigo! O nosso manifesto em papel e a pequena amêndoa que acompanha todas as tartes procuram manter essa chama viva. 

Em 10 anos crescemos muito enquanto marca e enquanto seres humanos por trás de uma marca que afinal pertence a todos quantos a recebem em sua casa. Andàmos por outros países (Espanha e Emiratos Arabes Unidos), sempre com o espírito da amêndoa aventureira de casca rija e coração mole, tratando clientes como amigos e mostrando sempre a cara por trás da marca e “o que nos vai na alma” como marca e como pessoas.

A TARTE inspirou quase de imediato o lançamento do Gelado da Tarte e mais recentemente o nascimento da marca O GELADO (era uma vez uma tarte que sonhava ser gelado) lançada há cerca de 2 anos em período de pandemia e que já conta com 15 sabores diferentes entre gelados de base láctea, plant based e outros que se irão estrear muito em breve. 

Ainda em plena pandemia abrimos vendas no universo online (home delivery), negócio que se tem vindo a desenvolver de forma muito interessante. A nossa última ideia passa pelo lançamento d´A TARTE COOKIE DO (era uma vez uma tarte que sonhava ser cookie) e assim entramos no universo dos cookies artesanais gigantes e carregados de coisinhas saborosas. 

Mais recentemente no final de 2021 abrimos uma loja de bairro em Campo de Ourique, em Lisboa (Rua Coelho da Rocha), onde orgulhosamente expomos todas as nossas categorias (tartes, gelados e cookies), usando também o espaço para apresentar as nossas novidades em primeiríssima mão.

  1. O que aprendemos nestes 10 anos sobre lançar uma nova Ideia

O mundo da inovação fascina-me desde sempre. Gosto de pensar nas coisas antes de existirem, antes de se tornarem coisas ou produtos.

Existe um mecanismo evolutivo dentro de um Inovador que o mantém em permanente sobressalto com o puzzle de possibilidades que tem na sua frente, sempre em busca d’A PRÓXIMA SOLUÇÃO! 

“O que sempre me perturbou é ter uma ideia e mantê-la na gaveta… cada vez sinto mais a necessidade de implementar ideias com celeridade!”

Somos uns eternos insatisfeitos com as soluções atuais (LOL)… 

O que sempre me perturbou é ter uma ideia e mantê-la na gaveta… cada vez sinto mais a necessidade de implementar ideias com celeridade! 

Com ciclos de inovação cada vez mais curtos, no mundo actual uma mesma ideia pode estar a borbulhar na mente de milhares de pessoas em simultâneo, a verdadeira diferença reside no pioneiro que lhe dá vida, que a põe em prática, que a dá a conhecer ao mundo. 

Inovação rápida, mas eficaz. A aprendizagem continua no universo da inovação diz-nos que importa implementar rapidamente, mas em segurança e com a certeza de que o conceito ou produto estão suficientemente validados. Em primeiro lugar, eu preciso de estar 200 % seguro de que o conceito é vencedor… antes de partilhar a ideia com alguém. Depois disso deixo a tarefa da validação aos meus familiares e amigos (cobaias de degustação). 

O fracasso não é algo facilmente tolerado pelos inovadores. Não raramente queremos o primeiro lugar, o segundo lugar nunca é tão divertido. Lançar um nova ideia é desta forma também uma acto de coragem e desafio constante… desbravar espaço nunca antes percorrido! Haverá algo mais enriquecedor?

  1. Memórias. Momentos em que duvidei ou foi difícil, momentos em que senti que a ideia ia mesmo tornar-se numa grande ideia

Muito no inicio de tudo e no momento em que entregamos uma primeira amostra da TARTE na Mercearia Criativa para avaliação… em que se passaram 1, 2 , 3 , 4 dias sem qualquer resposta  … em que pensamos que afinal não éramos assim tão BIG IDEA… até que chega o dia 5 e o tão esperado telefonema do Carlos (sócio da Mercearia Criativa) dizendo que a avaliação foi extremamente positiva e que queria colocar uma encomenda urgente de umas dezenas de unidades, para as quais ainda nada estava preparado (nem fábrica existia), mas ao que de imediato afirmei olimpicamente… Obrigado Carlos, a encomenda estará aí amanhã!

Relembro também o dia, bem no inicio da nossa aventura, em que depois de abrirmos vendas num pequeno corner no El Corte inglés constatámos estupefactos que haviam sido vendidas 2000 fatias de tarte num sábado, record de vendas. São estes estímulos que nos fazem chegar mais longe… e o mote que o impossível demora só um pouco mais de tempo!  

Receber há menos de 1 mês um telefonema a dizer-nos que a marca A TARTE havia sido nomeada como uma das 8 marcas finalistas dos PREMIOS MARKETEER 2022 NA CATEGORIA Grande consumo alimentar – não bebidas, foi igualmente uma vitória incrível para toda a equipa da ONCE UPON A TARTE !  

“Escreva detalhadamente a história da sua ideia e não descansem enquanto essa mesma história não o inspirar a si e aos seus amigos!”

  1. Uma frase a deixar a todos os que têm NEXT BIG IDEAS

Whatever you are, be VERY !

UMA ideia. Produto. Uma marca. Uma experiência. Um serviço.

Ponham VERY em tudo!

Escreva detalhadamente a história da sua ideia e não descanse enquanto essa mesma história não o inspirar a si e aos seus amigos! 

Faça a diferença e mostre a cara de quem faz a diferença todos os dias pela ideia, produto, marca , experiência, serviço!

Have in the process… a lot of fun!

________

Recorde o primeiro episódio do The Next Big Idea aqui.