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Klarna lança assistente de IA com ajuda da OpenAI

por The Next Big Idea | 28 de Fevereiro, 2024

A Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, acaba de anunciar o novo assistente de Inteligência Artificial (IA) através de uma parceria com a OpenAI.

A nova assistente está disponível na aplicação da Klarna e, segundo a empresa sueca, é capaz de gerir uma série de tarefas, desde o atendimento ao cliente multilingue até à gestão de reembolsos e devoluções, e até promover hábitos financeiros saudáveis.

Em comunicado, é salientado que “o AI Assistant da Klarna é um recurso confiável e sempre disponível para todas as necessidades de atendimento ao cliente” e que lida “com proficiência uma ampla gama de consultas, incluindo reembolsos, devoluções, problemas relacionados com pagamentos, cancelamentos, disputas e imprecisões em faturas, garantindo soluções rápidas e eficazes”.

A ajuda, porém, vai além serviço estilo “apoio ao cliente”. Ajuda também o consumidor a perceber “a quantas anda” porque tem uma faceta de assistente financeira pessoal. “O Assistente de IA da Klarna oferece atualizações em tempo real sobre saldos pendentes e cronogramas de pagamentos futuros, garantindo que nunca se perde um pagamento da Klarna. Fornece também uma compreensão clara do poder de compra do utilizador, explicando os limites de gastos e as razões por detrás deles, permitindo que se façam escolhas de compras informadas e com confiança”, pode ler-se.

Mas se oferece tanto, será que está apta a compreender e a “falar” e a resolver os problemas “no meu” idioma? De acordo com a Klarna, sim. É, aliás, uma das suas grandes vantagens. “Não importa de onde vêm os clientes e não importa a língua que falam, pois o Assistente de IA da Klarna está sempre pronto para conversar no idioma materno – apto a lidar com consultas em mais de 35 idiomas”, conta.

O que os números já revelam

A empresa, que voltou aos lucros no terceiro trimestre de 2023 e anunciou entretanto que deu início ao processo de entrada em bolsa, revelou que viu “uma grande melhoria na comunicação com as comunidades locais de imigrantes e expatriados em todos os mercados, graças ao suporte linguístico” e partilhou alguns números.

  • O assistente de IA já teve 2.3 milhões de conversas, dois terços dos chats de serviço ao cliente da Klarna
  • Está a fazer o mesmo trabalho de 700 agentes a tempo inteiro
  • Está a par dos agentes humanos no que diz respeito à pontuação da satisfação do cliente
  • É mais preciso da resolução de erros, levando a uma queda de 25% nos pedidos repetidos
  • Os clientes resolvem agora as suas questões em menos de 2 minutos, em vez de 11 minutos como anteriormente
  • Está disponível em 23 mercados, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em mais de 35 línguas
  • Estimativa aponta para lucro de 40 milhões de dólares para a Klarna em 2024

A palavra do CEO

Segundo o líder e cofundador, esta assistente de inteligência artificial é ao mesmo tempo um passo em frente na interação com o cliente e uma demonstração do impacto que a IA terá na sociedade.

“Este avanço da IA ​​na interação com o cliente significa melhores experiências a melhores preços, desafios mais interessantes para os nossos colaboradores e melhores retornos para os nossos investidores”, afirma Sebastian Siemiatkowski, cofundador e CEO da Klarna, citado em comunicado. “Estamos extremamente entusiasmados com este lançamento, mas também sublinho o profundo impacto que a IA terá na sociedade. E queremos voltar a enfatizar e a encorajar a sociedade e os políticos a considerarem estas inovações cuidadosamente, e acreditamos que uma administração atenciosa, informada e constante será fundamental para navegar através desta transformação das nossas sociedades”, remata.