Ficção científica ou realidade? Quem surpreendeu mais na CES 2025
por Gabriel Lagoa | 13 de Janeiro, 2025
Da TV transparente da LG ao sistema de segurança que dispara bolas de tinta contra intrusos, a CES 2025 voltou a surpreender em Las Vegas. Robôs humanoides amigáveis e cães-robô que respondem ao toque mostram que o futuro outrora retratado pela ficção científica pertence cada vez mais aos consumidores.
A maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), mostrou mais uma vez por que é o epicentro das inovações globais. Realizado em Las Vegas, o evento deste ano trouxe novidades para todos os gostos. Entre sistemas de segurança com paintball à mistura, robôs que lembram o “I, Robot” e televisões transparentes, a conferência tecnológica deu respostas para todos os que alguma vez pensaram “E se…”
Sem mais demoras, destacamos aqui o que mais nos chamou a atenção.
Paintball ou videovigilância? Os dois
A primeira invenção da lista parece saída do clássico de Natal “Sozinho em Casa” e vem da Eslovénia: um sistema de segurança chamado Eve PaintCam que, em vez de apenas gravar potenciais intrusos, dispara bolas de tinta contra eles.
A empresa apresentou quatro modelos diferentes, incluindo um que foi especialmente pensado para afastar animais selvagens indesejados. O sistema usa reconhecimento facial e deteção de animais através de Inteligência Artificial, e as “munições” incluem desde tinta UV, para ajudar a polícia a identificar intrusos, até “projéteis” com picante.
Robôs para todos os gostos
No campo da robótica, a CES 2025 é mais uma mostra de que as tecnologias que antes pertenciam ao domínio da ficção científica são agora bem reais. A norte-americana Apptronik apresentou o Apollo à conferência, um robô humanoide de aspeto amigável, com uma cabeça que lembra os primeiros iMacs da Apple, escreve o TechCrunch.
Tal como os outros humanoides de primeira geração, o Apollo irá focar-se maioritariamente no trabalho em fábricas, mas o facto de estar destinado a um ambiente industrial não significa que tenha de ser pouco acolhedor e frio. Ao contrário dos seus “primos” mais sérios e sombrios, o Apollo mostra que os robôs industriais não precisam de ter um visual intimidante. Exemplo disso foram os momentos em que o robô até fez poses para a câmaras.
Outro robô, mas de quatro patas
Há quem queira adotar um gato ou um cão mas não quer passar horas a fio a aspirar pelos do chão e dos sofás, ou, não tem espaço para ter um animal em casa. A CES 2025 também deu cartas neste departamento com a Jennie, da Tombot. O cão-robô está equipado com sensores que lhe permitem reagir ao toque e dispõe de software de ativação por voz para responder ao dono através de latidos. Os sons, aliás, são gravações de um Labrador com 12 semanas.
Os donos têm acesso a uma app que permite dar um nome ao animal, personalizar as suas funcionalidades e monitorizar as interações diárias do utilizador. Este animal de estimação robótico tem como objetivo dar apoio emocional a pessoas com problemas de saúde.
Um jardim que não dá trabalho?
A John Deere, conhecida pelos seus equipamentos agrícolas, dedicou a CES 2025 à autonomia. A marca surpreendeu com um cortador de relva elétrico autónomo para uso comercial, com uma bateria que permite até 10 horas de funcionamento e câmaras que oferecem visão em 360 graus.
O equipamento pode mesmo vir a substituir mão de obra humana, pois, segundo o TechCrunch, a John Deere apoiou-se num relatório que indicava que manter mão de obra qualificada neste setor “era um grande desafio”.
Além deste aparelho, a marca norte-americana apresentou também um trator e um camião basculante autónomos.
A TV que desaparece
No departamento dos ecrãs, a LG apresentou algo que parecia impossível: uma televisão transparente que já está disponível para compra. O OLED Signature T, com 77 polegadas, inclui uma funcionalidade que pode ser ativada com o comando, transformando o ecrã transparente numa TV normal. A LG revelou que o preço será de 59.999 dólares, disponível inicialmente nos Estados Unidos.
Lê-se na imprensa que a empresa quis conquistar os consumidores que procuram algo verdadeiramente diferente. E diferente é, sem dúvida – mesmo que os especialistas consultados pelo The Verge notem que, quando usada como TV normal, não oferece a mesma qualidade dos modelos topo de gama da marca.