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‘Far Out’. Descubra o que a Apple anunciou no seu evento para o novo iPhone

por The Next Big Idea | 8 de Setembro, 2022

A empresa da maçã apresentou a sua nova linha de produtos esta quarta-feira (7 de setembro), que inclui novos iPhone, Apple Watch, AirPods e uma aposta na publicidade online.

O evento da Big Tech é um dos mais esperados do ano, há vários anos. É um momento pelo qual os entusiastas da marca anseiam, uma ocasião na qual as publicações de referência procuram tendências, um acontecimento no qual a concorrência analisa se há alguma inovação para a qual deviam olhar ou se algumas das suas funcionalidades “serviu de inspiração”.

Neste artigo fazemos um rápido resumo.

Os Novos iPhone

A edição de 2022 traz os iPhone 14 com a edição mais básica, o Plus, o Pro e o Pro Max. O primeiro modelo traz um ecrã de 6.1 polegadas e o segundo estende-o para 6.7. Ambos trazem um chip Apple A15 Bionic que já estava no IPhone 13 Pro. O sistema de câmaras vai ter uma principal e uma frontal de 12 megapixels e tem um novo mecanismo de auto-focp para selfies melhores e mais rápidas. Outra novidade é a introdução de um cartão eSim (nos EUA) largando de vez os cartões físicos. As entregas destes produtos vão ficar disponíveis a 16 de setembro e 7 de outubro, respetivamente.

O iPhone Pro e o Pro Max também seguem a mesma sequência de ecrãs (6.1 e 6.7 polegadas), mas trazem outro tipo de inovações:

  • Vão ter um novo chip – o A16 Bionic
  • O área da câmara frontal do ecrã passa a estar embutida no próprio ecrã num design a que a empresa chama de “Dynamic Island”
  • Vão ter um display “always on”, o que significa que o ecrã vai ter sempre a informação mais relevante sem ser necessário desbloquear e gastar muita bateria.
  • Um sistema de câmara mais potente com uma câmara principal de 48 megapixeís, uma telefoto de 12 megapixeis e uma ultra-wide de 12 megapixéis também.

Quanto ao nome do evento – ‘Far Out’ – deve-se a uma nova funcionalidade dos iPhone chamada de conectividade satélite de emergência. Esta permite que numa situação de perigo onde não haja uma conexão à internet ou à rede, os smartphones vão poder enviar mensagens comprimidas e alertas.

Os Novos Apple Watch

Não há grandes inovações no novo Series 8, face ao Series 7. Quais são elas?

  • Um novo par de sensores para temperatura que podem ser utéis para monitorizar ciclos mentruais e de ovulação
  • Um conjunto de sensores que conseguem detetar melhor situações de perigo como um acidente de carrro e contactar serviços de emergência

Há também ainda um novo Apple Watch Ulta e um Apple Watch SE. O primeiro tem um novo “action button” que permite fazer workouts de uma forma mais eficiente, tem melhor som (e mais alto) com uma coluna adicional que permite chegar aos 86 decibéis e 36 horas de bateria. O segundo é uma versão em termos de preço mais amiga do consumidor, feita a partir de materiais recicláveis e permite ligação para crianças a smartphones que não sejam da marca Apple.

Os Novos AirPods

Foi anunciada uma nova versão, três anos depois da introdução do modelo original.

  • Um cancelamento de som com o dobro da eficácia
  • 6 horas de utilização e mais 30 com carregamento adicional com a caixa.
  • Na ligação ao iPhone vai ser possível criar um perfil personalizado de spatial audio
  • Maior sensibilidade para controlos de toque e não de aperto dos AirPods.

E a publicidade?

Atualmente, a Apple tem uma fatia muito mais pequena da venda de anúncios online quando comparado com as suas rivais Google e Facebook. Recentemente, no entanto, começou a aumentar a sua quota: 

  • Um estudo divulgado terça-feira pela Appsumer descobriu que a taxa de adopção dos anunciantes da Apple aumentou quatro pontos percentuais no segundo trimestre (versus 2021), enquanto o Facebook caiu três pontos percentuais e o Google caiu dois pontos.

A empresa planeia começar a mostrar anúncios em novos locais, como o Apple Maps, para aumentar as receitas de publicidade – mas também pode não ser exatamente uma coincidência que os ganhos da Apple em publicidade online tenham ocorrido após a sua actualização da App Tracking Transparency no ano passado. Essa alteração limitou os dados de rastreio de utilizadores que a Apple disponibiliza aos anunciantes (feita “em nome da privacidade”) e custou às empresas que dependem das vendas de anúncios, como Meta e Snap, milhares de milhões em receitas.

A Apple está agora a trabalhar para quase duplicar o tamanho do seu pessoal de Ad Sales, de acordo com o Financial Times, deixando-a preparada para beneficiar da nova paisagem que criou.

A Apple afirma que o seu próprio negócio publicitário é diferente dos outros. 

  • A empresa não permite anúncios direcionados para a aquisição de um utilizador que tenha visitado o website de um concorrente, e não vai adaptar anúncios a indivíduos específicos. Ainda assim, especialistas dizem ao The New York Times que a Apple poderá ter de começar a fazer compromissos se quiser realmente aumentar a sua presença na publicidade online.