Voltar | Marketing Digital

Advertio levanta 5 milhões de euros e muda de nome para Leadzai

por | 6 de Setembro, 2022

A empresa quer duplicar a equipa até ao final de 2023 com os olhos focados na entrada no mercado dos EUA.

É mais um caso de uma startup portuguesa a levantar um investimento significativo, desta vez na área do marketing digital. A Advertio foi criada em 2016 com o objetivo de ajudar pequenos negócios a colocar anúncios online. Por norma, as grandes empresas têm a oportunidade de ter extensas equipas de marketing ou mesmo de fazer o outsourcing de toda esta operação a uma agência externa, mas essa não é a realidade geral.

Muitas organizações têm dificuldades não só em acompanhar a evolução que algoritmos de plataformas como a Google, o Facebook ou o Instagram vão tendo, mas também de qual a melhor forma de fazer chegar a comunicação dos seus produtos e serviços às audiências certas. É essa missão da Advertio, através de uma plataforma tecnológica que recorre a inteligência artificial para ajudar não só na escrita dos anúncios, mas também na escolha da melhor audiência.

Nos últimos anos, a Advertio expandiu-se no mercado europeu e na América Latina focando-se também numa abordagem diferenciadora na relação com os clientes. Tradicionalmente, quando um cliente faz um anúncio online paga sobre o valor total que está a gastar em campanhas, independentemente do resultado ou conversão que estas possam ter no seu negócio. A Advertio, por outro lado, trabalha com base na geração de resultados/leads, que variam de acordo com o objetivo do cliente: pode ser receber um número de telefone, aumentar a rede de seguidores ou gerar uma venda propriamente dita. Ou seja, os clientes pagam por cada resultado obtido na métrica definida junto da Advertio e não por cliques apenas, permitindo uma operação com menos risco face ao valor que está a ser investido.

Com crescimento da empresa, o nome Advertio começou a tornar-se demasiado restritivo, de acordo com o CEO da startup, João de Sousa Aroso. Remetia imediatamente para “advertising”, mas não para a forma de estar da empresa e, por isso, começaram a pensar numa mudança. A nova ronda de 5 milhões de euros anunciada pela empresa no dia de ontem (5 de setembro) foi a ocasião escolhida para apresentar a nova identidade – Leadzai.

O financiamento foi liderado pela Lince Capital e contou com a participação de investidores existentes como a Portugal Ventures. O objetivo da Leadzai passa agora por acelerar o desenvolvimento do seu produto e por crescer a equipa a pensar em novos mercados. A empresa conta atualmente com perto de 50 colaboradores e conta duplicar este valor até ao fim de 2023, contratando 15 até ao fim deste ano e 35 durante o próximo. Em termos de novos mercados, o mercado internacional já representa mais de 50% do volume de receitas da Leadzai e, até ao fim do ano, o objetivo é fazer com que já represente cerca de 75% do negócio, com uma entrada nos EUA à vista. No entanto quer a contratação de novos colaboradores, quer a expansão do negócio podem estar sujeitos a ajustes, dadas a imprevisível situação económica atual.