Delta reforça presença no ecossistema das startups
por The Next Big Idea | 14 de Setembro, 2022
Com o objectivo de criar parcerias com uma visão de futuro, o Grupo Nabeiro lança um programa único de Inovação Aberta – DISRUPTION22 -, que desafia startups de qualquer parte do globo a participar com novas ideias de negócio até dia 13 de Outubro.
Num evento realizado esta terça-feira no Coletivo 284, “o primeiro do Grupo Nabeiro aberto ao exterior desde o início da pandemia”, de acordo com o CEO do grupo, Rui Miguel Nabeiro, juntaram-se uma série de figuras do ecossistema startups para conhecerem melhor esta nova iniciativa.
Aqui, antes de apresentar o novo programa de inovação, Rui Miguel Nabeiro e Pedro Duarte (Diretor da Delta Ventures) falaram um pouco daquilo que são os princípios do grupo na abordagem a novos projetos: os valores de sustentabilidade e proteção do planeta, a criação de uma plataforma de cooperação em que o Grupo Nabeiro tenha um papel ativo no desenvolvimento e crescimento da startup (know-how, distribuição, networking) e ainda o bem-estar dos empreendedores.
“No Grupo Nabeiro fomentamos a cultura de inovação e reinventamo-nos todos os dias. Desafiamo-nos a pensar diferente, promovemos a criatividade, procuramos novas possibilidades e respostas disruptivas.”, afirma o CEO do Grupo Nabeiro.
O DISRUPTIO22
É um programa de aceleração criado em colaboração com a imatch, para impulsionar soluções que se centrem no conceito de “human-centered entrepreneurship”. O programa pretende impulsionar startups nacionais e internacionais, que estejam a desenvolver projetos de futuro, a participar com diferentes ideias de negócio em três áreas estratégicas: Sustentabilidade, Transformação Digital, novos produtos e serviços.
As startups cujas soluções já estão validadas tecnicamente em condições reais de mercado, que melhor se adaptam à cadeia de valor do Grupo e com potencial de escalabilidade a nível nacional e internacional, após a implementação do projecto piloto em Portugal, vão ter a oportunidade de trabalhar em conjunto com o Grupo Nabeiro e fazer a diferença no futuro.
As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas no site www.disruption.pt. Depois da fase de candidatura e avaliação, dez startups vão participar num bootcamp, durante um mês, de 8 de Novembro a 8 de Dezembro, para desenvolverem os seus projectos, trabalharem com mentores do Grupo Nabeiro e especialistas do ecossistema de inovação e empreendedorismo português, com vista a aumentar a proposta de valor de negócio conjunta e acelerando o desenvolvimento de novas soluções ajustadas à realidade do Grupo.
À fase de Aceleração, segue-se o pitch final que decorre a 14 de Dezembro, onde serão seleccionadas três a cinco soluções junto do ecossistema empreendedor, que irão receber financiamento para os seus projectos.
E depois do programa?
Na última fase, são desenvolvidas as soluções vencedoras em conjunto com os empreendedores.
As startups vencedoras irão colaborar com a unidade Delta Ventures do Grupo Nabeiro, a aceleradora e incubadora de startups, que trabalha diariamente com empreendedores para construir um ecossistema integrado e saudável, com soluções adequadas ao negócio do Grupo, entre as quais as startups Nãm e a Why Not.
“A inovação está no nosso ADN e através do DISRUPTION22 reforçamos a nossa vontade em desenvolver novas soluções que podem mudar o futuro. Hoje temos um ecossistema de startups, onde as empresas que trabalham connosco nos desafiam e nós as desafiamos em conjunto, tornando-nos mais ricos de conhecimento.“, explica Rui Miguel Nabeiro.
Esta unidade de negócio do Grupo Nabeiro tem como missão capacitar os empreendedores, dando-lhes acesso ao Grupo e aos seus parceiros, e criando soluções para os crescentes desafios da sociedade. A equipa de mentores, gestores de projecto e parceiros são a chave para criar valor económico e impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável.
Reflectindo a forte aposta em inovação e pensando global, desde sempre, valores presentes no ADN Grupo Nabeiro, que mantem o seu foco em criar valor acrescentado ao dia a dia dos consumidores e da sociedade, recorrendo ao ecossistema de inovação, esta é mais uma prova dado no caminho de inovação contínua 360, que se faz de fora para dentro e de dentro para fora do Grupo.
Aproximar culturas e interesses, apostando em novas ideias e novas oportunidades de negócio e aportando valor acrescido para o mercado e para o consumidor, esta é uma das prioridades do Grupo Nabeiro, que o levou a conquistar o top 10 das marcas de café do mundo e a criar marcas cada vez mais globais.
” Pretendemos através dos nossos programas de inovação internos e externos mostrar bons exemplos de empreendedorismo. Cada vez mais é necessário arriscar, sair da zona de conforto e fazer diferente, porque só quem arrisca é que conhece o sucesso.“, sublinha o líder da Delta Cafés.