Voltar | Sustentabilidade

A maior quinta vertical do mundo já abriu

por The Next Big Idea | 17 de Agosto, 2022

A instalação agrícola chama-se “Bustanica”, fica no Dubai e conta com mais de 30 mil metros quadrados para “cultivar um futuro sustentável”.

Localizada perto do Aeroporto Internacional Al Maktoum no Dubai World Central, nos Emirados Árabes Unidos, a instalação de 30.658 metros do consórcio Emirates Crop One já abriu portas. A fazer jus ao comunicado divulgado a anunciar a abertura, trata-se da “maior quinta vertical do mundo” e representa um investimento de 40 milhões de dólares.

Segundo a informação oficial, a quinta vai ter a capacidade para produzir mais de um milhão de plantas em qualquer altura (3.000kg/dia) e anualmente irá produzir mais de 1.000 toneladas de folhas verdes — requerendo 95% menos água do que a agricultora convencional. Os produtos são cultivados sem pesticidas, herbicidas ou produtos químicos.

A Bustanica é a primeira quinta vertical de uma parceria anunciada em 2018 entre a Emirates Flight Catering (a chancela de catering da Emirates) e a Crop One (empresa líder na agricultura vertical interior impulsionada pela tecnologia, conhecida pela marca FreshBox Farms) e nasce para revolucionar a produção de verduras (alfaces, rúculas, saladas, espinafres) através de tecnologia de ponta.

Desde julho que os clientes da Emirates já podem comer estes produtos a bordo e durante os voos, mas os planos para o futuro são mais ambiciosos e a intenção é para que nos EUA, em breve, já se possa comprar estas verduras nos supermercados através da marca Bustanica. A produção e venda de frutas e legumes é outra meta ambicionada.

“A segurança e autossuficiência alimentar a longo prazo são vitais para o crescimento económico de qualquer país, e os Emirados Árabes Unidos não são exceção. Temos desafios específicos na nossa região, dadas as limitações em torno das terras aráveis e do clima. A Bustanica inicia uma nova era de inovação e investimentos, passos importantes para o crescimento sustentável que se alinham com as estratégias de segurança alimentar e hídrica, bem definidas do nosso país”, revelou o Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Chefe Executivo da Emirates Airline and Group, citado em comunicado.

“É nossa missão cultivar um futuro sustentável para satisfazer a procura global de alimentos frescos e locais, e esta primeira quinta de grande formato é a manifestação desse compromisso. Esta nova instalação serve de modelo para o que é possível em todo o mundo”, adiantou, por seu turno, Craig Ratajczyk, Chefe Executivo da Crop One.

A instalação agrícola “terá zero impacto nos recursos mundiais de solo ameaçados, uma dependência incrivelmente reduzida de água e colheitas ao longo de todo o ano sem serem prejudicadas pelas condições meteorológicas e pragas”, informa ainda a empresa.