A cozinha italiana quer dominar Portugal. La Tagliatella planeia abrir mais de 40 restaurantes em todo o país
por Gabriel Lagoa | 21 de Junho, 2024
Projeto assente na gastronomia italiana quer continuar a crescer em território nacional, e aposta no recrutamento de novos franchisados para fazer crescer a sua cadeia e marca.
A gastronomia italiana está a tornar-se numa aposta cada vez maior em Portugal. Desde pizzarias e trattorias até espaços gourmet, são várias as marcas que têm consolidado a sua presença de Norte a Sul do país. Até marcas que até há uns anos só se encontravam na vizinha Espanha, como a “Ginos” e “La Mafia se sienta a la mesa”, começam a perceber que os portugueses tem uma relação especial com o risotto, a bruschetta ou a carbonara. É neste contexto de crescente interesse pela gastronomia do país, que a La Tagliatella vê uma oportunidade para expandir o negócio em Portugal, com a sua proposta de pratos tradicionais italianos.
Depois de se ter estreado por cá em 2017 (e com uma pandemia pelo meio), a La Tagliatella considera que a consolidação da economia nacional é hoje uma realidade. Está, por isso, na altura de meter as mãos na massa e começar a pensar na expansão da cadeia de restaurantes italianos, com mais de 40 potenciais localizações no país, em formato franchising.
A decisão foi anunciada de viva voz, esta quarta-feira, pelo Market Brand Leader da La Tagliatella, João Almeida, num evento de apresentação da estratégia da marca, em Lisboa. O responsável detalha que este “é um momento muito bom para investir em Portugal no setor da restauração devido ao aumento do turismo, o que significa clientes e vendas para o negócio”. Em 2023 foram contabilizados mais de 30 milhões de hóspedes em Portugal, o que representa um crescimento de cerca de 10% face a 2019, que tinha sido o melhor ano turístico até então.
João Almeida acrescenta que as medidas introduzidas pelo Governo português também aumentaram a atividade económica e que o investimento direto estrangeiro em Portugal está a bater recordes ano a ano.
Raízes em Espanha
O primeiro restaurante da marca foi inaugurado em Espanha, em 2002. Daí em diante, a La Tagliatella apoiou-se num crescimento misto de estabelecimentos próprios e franchisados e soma atualmente 230 unidades em três países: Portugal (com quatro), Espanha (com mais de 220) e Andorra, sendo que dois terços desta rede são restaurantes franchisados.
A La Tagliatella passou, a partir de 2011, a fazer parte do grupo AmRest Holdings SE, o maior operador de restaurantes na Europa Central e Oriental, com mais de 2.000 unidades pertencentes às categorias de Casual Dining e Quick Service em vários países. O grupo opera, por exemplo, marcas como a Burger King, KFC e Pizza Hut e registou um total de vendas superior a 2,4 mil milhões de euros em 2023.
De acordo com João Almeida, Market Brand Leader da La Tagliatella, os resultados dos restaurantes próprios da marca, em Portugal, estão a superar os resultados em Espanha, o que está a motivar a concorrência espanhola a dar o salto para Portugal. Diz o responsável que as melhores localizações estão a ser avaliadas e que as imobiliárias estão a apresentar boas oportunidades em Lisboa e Porto.
Perspetiva de mercado
Com receitas de 291 milhões de euros em 2023, um aumento de 6,8% face ao ano anterior, a La Tagliatella quer consolidar a posição no mercado português e impor-se como um gigante da gastronomia italiana em terras lusas. A marca emprega mais de 2.000 pessoas e contou com mais de 14 milhões de clientes em todas as unidades no ano passado, uma subida de 3,9% face a 2022.
A estratégia é clara: apostar, em formato franchising, em locais com um mínimo de 100 mil habitantes, com uma penetração de mercado que poderá contemplar até 230 mil habitantes por unidade.
Em Lisboa, onde atualmente a marca concentra os únicos quatro restaurantes La Tagliatella (a unidade em Santos está temporariamente encerrada), a cadeia espera abrir 20 novos estabelecimentos. Segue-se o Porto, com 10, e Setúbal e Faro, ambos os distritos com 3 potenciais unidades. Há ainda distritos onde a marca quer abrir uma unidade, como é o caso de Aveiro e Braga, entre outros. A abertura de restaurantes em centros comerciais é um cenário que faz sentido para a marca e está a ser avaliado.
O franchising é, por isso, um dos alicerces desta estratégia de expansão da La Tagliatella, mas, para isso, a operação envolve formar os franchisados. A formação dura entre seis a oito semanas e terá lugar em restaurantes da marca, com recurso, por exemplo, a uma plataforma própria de formação e a receituários fáceis para os empregados.
O estado da restauração em Portugal
O ano passado bateu recordes na criação de empresas. Foram constituídas mais de 50 mil, de acordo com os dados do barómetro da D&B. Segundo a consultora, a criação de empresas foi transversal à grande maioria dos setores, com destaque, entre outros, para os setores da restauração e do alojamento, com um crescimento de 10% face a 2022. Estes dois setores, juntos na análise, tiveram em 2023 uma das maiores subidas na criação de empresas, designadamente nos restaurantes tradicionais.
Quanto às insolvências, que também cresceram no ano passado (18% face ao ano anterior), a restauração e o alojamento registam uma tendência oposta, tendo registado menos insolvências face a 2022.
Assim, segundo os dados da consultora, o setor da restauração aparenta estar a atravessar uma fase de crescimento e estabilidade, em contraste com a tendência de aumento de insolvências noutros setores.
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