Divulgados os primeiros 50 oradores da Web Summit. Fundador do Twitter e atriz de Guerra dos Tronos marcam presença
Em novembro, todos os caminhos vão dar à FIL e à Altice Arena, em Lisboa. A organização da Web Summit divulgou recentemente os primeiros 50 oradores que vão marcar presença nesta 3ª edição na capital portuguesa. Entre eles estão Evan Williams, cofundador do Twitter e fundador do Medium; Maisie Williams, atriz que interpreta a personagem Arya Stark em Guerra dos Tronos, e Young Sohn, presidente da Samsung. Até agora, apenas consta um nome português na lista, o comissário europeu Carlos Moedas.
Há também alguns nomes que se repetem na cimeira. Segundo a organização, vão estar presentes a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager; Sean Rad, cofundador da plataforma eletrónica de encontros Tinder; Gillian Tans, CEO da Booking.com; Jean Bernard Lévy, da elétrica EDF, e Joseph Lubin, cofundador da moeda virtual Ethereum.
Para esta edição esperam-se mais de 70 mil visitantes de 170 países e a organização tem referido que o valor estimado do evento é de 300 milhões de euros por ano para Lisboa e a sua economia local.
Em comunicado, Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, afirmou que a cimeira “evoluiu para algo mais influenciador do que uma simples conferência tecnológica”, acrescentando ainda que esta "é um ‘marketplace’ global onde os líderes mundiais e os gestores vêm para fazer negócios”.
Na segunda edição do evento em Portugal, em 2017, participam 59.115 pessoas de 170 países, entre os quais mais de 1.200 oradores, duas mil 'startups', 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.
Esta cimeira nasceu em 2010 na Irlanda e está em Lisboa desde 2016, por três anos. Contudo, há a possibilidade de ficar por mais dois na capital portuguesa.