Voltar | Startup Life

Portuguesa Nutrium levanta 10 milhões para expandir nutrição corporativa

por Gabriel Lagoa | 16 de Setembro, 2025

Crescimento de 400% nas receitas e resultados que triplicam o valor investido pelos clientes impulsionam nova ronda de financiamento da empresa portuguesa.

A Nutrium, uma plataforma portuguesa de nutrição nas empresas, captou 10 milhões de euros numa ronda de financiamento série A liderada pela Vesalius Biocapital. O financiamento contou ainda com a participação dos investidores já presentes no capital da empresa: Indico Capital Partners, Lince Capital e Beta Capital.

A empresa, fundada em 2015 em Lisboa, desenvolveu uma solução que liga pacientes a uma rede de mais de 350 mil nutricionistas registados em mais de 90 países. A plataforma permite criar planos alimentares personalizados, acompanhar progressos e gerir doenças crónicas através de aconselhamento nutricional especializado.

O momento do investimento coincide com o aumento dos custos de saúde nas empresas, impulsionados pela obesidade e pela procura crescente de medicamentos GLP-1, fármacos para diabetes que ajudam na perda de peso. Face a este cenário, as empresas procuram soluções de bem-estar sustentáveis e baseadas em evidência científica.

“A nutrição tornou-se uma prioridade empresarial para as empresas que enfrentam os desafios da obesidade e da adopção rápida de tratamentos GLP-1”, afirma em comunicado André Santos, CEO da Nutrium. O responsável acrescenta que o financiamento permitirá expandir o alcance da empresa e fortalecer a rede de especialistas.

Retorno três vezes superior ao investimento

O programa Nutrium Care, dirigido a empresas, apresenta resultados mensuráveis tanto em termos financeiros como de saúde. Os parceiros corporativos registam, em média, um retorno três vezes superior ao investimento inicial, com uma redução de 5% no peso dos colaboradores nos primeiros quatro meses. O programa resulta ainda na diminuição das necessidades de medicação e no aumento da produtividade dos funcionários.

Segundo a Nutrium, a solução representa uma fração do custo dos medicamentos GLP-1 e apresenta taxas de retenção e adesão superiores. A startup minhota registou um crescimento de receitas de 400% no último ano, fator que captou a atenção dos novos investidores.

Investidores apostam na nutrição como solução

Qasim Al-Zawawi, da Vesalius Biocapital, sublinha que a nutrição é frequentemente negligenciada como solução para condições crónicas, apesar do seu potencial. “Acreditamos que a Nutrium será a solução de escolha para empregadores e indivíduos que pretendem melhorar a sua saúde”, comentou.

Quanto a Stephan de Moraes, da Indico Capital Partners, maior accionista da Nutrium, destaca a visão clara da equipa sobre o papel da nutrição na saúde e bem-estar. Tomás Lavin Peixe, da Lince Capital, elogia a abordagem baseada em evidência clínica para combater problemas de saúde crónicos através da nutrição personalizada.

A empresa trabalha já com marcas globais como Wellhub, Adidas, Vodafone, Randstad e Talkspace. Com este financiamento, a Nutrium pretende reforçar as operações nos Estados Unidos e estabelecer alianças estratégicas com planos de saúde e consultores para acelerar o crescimento do cuidado nutricional a nível mundial.

Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.