As Principais Rondas de Investimento da Semana (19 a 23 de Agosto)
por The Next Big Idea | 26 de Agosto, 2024
Numa semana dinâmica para o ecossistema empreendedor, os maiores investimentos abrangem desde ‘startups’ de biotecnologia emergentes até empresas que visam criar “cimento verde”. O grande destaque, contudo, vai para a TickPick, um mercado online de venda e licitação de bilhetes, que levantou 250 milhões de dólares.
TickPick
- Indústria: Bilhetes de espetáculos
- Valor: 250 milhões de dólares
- Investidores principais: Brighton Park Capital
- Descrição: A TickPick é um marketplace onde se pode comprar, fazer licitações e vender bilhetes. Difere da concorrência por oferecer um modelo de preços sem taxas, ou seja, os utilizadores sabem exatamente o que estão a pagar.
- Insights: Aumentou as suas vendas 8 vezes nos últimos três anos; vende atualmente cerca de mil milhões de dólares em bilhetes.
Borealis Biosciences
- Indústria: Biotecnologia
- Ronda: Série A
- Valor: 150 milhões de dólares
- Investidores principais: Versant Ventures e Novartis AG
- Descrição: Biotech criada para ser uma empresa líder em terapias de RNA para doenças renais.
- Insights: A Borealis surge na sequência do êxito da Chinook Therapeutics, uma empresa canadiana especializada em doenças renais. A Chinook foi criada pela Versant em 2019 e comprada pela Novartis no ano passado por 3,5 mil milhões de dólares. A equipa da Borealis é liderada por membros-chave da antiga equipa de investigação da Chinook, juntamente com novos especialistas em terapias de RNA.
Pathalys Pharma
- Indústria: Biotech
- Ronda: Série B
- Valor: 105 milhões de dólares
- Investidores principais: TCGX e outros investidores, incluindo o JP Morgan Life Sciences Private Capital.
- Descrição: Biofarmacêutica que se dedicada ao desenvolvimento de tratamentos para doenças renais.
- Insights: Os fundos angariados através deste financiamento serão utilizados para finalizar dois ensaios clínicos em curso. Fundada em 2021, a Pathalys angariou 266 milhões de dólares até à data.
Fortera
- Indústria: Clima
- Ronda: Série C
- Valor: 85 milhões de dólares
- Investidores principais: Khosla Ventures e Temasek
- Descrição: A Fortera desenvolveu um método para fabricar cimento com baixo teor de carbono. No futuro, a startup planeia colocar a sua tecnologia nas fábricas de cimento existentes, com o objetivo de produzir um “cimento verde” com menos 70% de dióxido de carbono do que as variedades normais.
- Insights: Como nota a Axios, a indústria do cimento é um setor difícil de descarbonizar, uma vez que as empresas de construção são naturalmente avessas ao risco. A Fortera, em vez de ser disruptiva e ir contra estas empresas, quer trabalhar com elas e encontrar uma solução mais amiga do ambiente. Fundada em 2019, já angariou 115 milhões de dólares.
Story Protocol
- Indústria: Blockchain / IA
- Ronda: Série B
- Valor: 80 milhões de dólares
- Investidores principais: Andreessen Horowitz
- Descrição: Blockchain que permite aos criadores de conteúdo registar a sua propriedade inteletual (PI) e depois acompanhar e monitorizar a utilização da PI que criaram. No fundo, é uma plataforma que permite rastrear a utilização da sua PI e que garante que os criadores sejam devidamente recompensados, independentemente da forma como os seus conteúdos são utilizados e distribuídos.
- Insights: Com esta ronda, a empresa está avaliada em 2,25 mil milhões de dólares e o investimento total angariado pela Story e pela sua empresa-mãe, a PIP Labs, ascende a 143 milhões de dólares.
Openwater
- Indústria: Saúde
- Valor: 54 milhões de dólares
- Investidores principais: Khosla Ventures e Bold Capital Partners
- Descrição: Empresa que desenvolve tecnologia open source para dispositivos médicos. Mais concretamente, é uma ferramenta para startups que não dispõem de grandes recursos financeiros e para os investigadores que pretendem obter aprovações mais rapidamente junto de instituições como a FDA (a autoridade reguladora do medicamento dos Estados Unidos).
- Insights: Segundo a Axios, estudos revistos por pares mostraram que a plataforma da Openwater superou as escalas de AVC pré-hospitalares na deteção de oclusão de grandes vasos em pacientes com AVC, e eliminou seletivamente o glioblastoma em ratinhos sem danificar tecidos saudáveis. Agora, a Openwater tenciona utilizar os fundos para expandir as suas operações e o seu alcance comercial.
- Indústria: IA
- Ronda: Série B
- Valor: 47 milhões de dólares
- Investidores principais: PeakSpan Capital
- Descrição: À medida que as empresas adotam soluções na nuvem e SaaS para impulsionar a sua transformação digital, enfrentam um desafio crítico: garantir a integração e compatibilidade entre diferentes sistemas. Porém, apesar das vantagens em termos de eficiência e custos, podem dar-se falhas na integração pode paralisar operações inteiras. É aqui que entra a Opkey, que oferece uma plataforma especializada em testes de compatibilidade para mitigar estes riscos e assegurar o funcionamento harmonioso dos sistemas empresariais.
- Insights: Fundada em 2015, a startup já levantou 57 milhões de dólares, segundo dados da Crunchbase.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.