South Summit arranca com 30 startups portuguesas em busca de uma entrada em Espanha
por Gabriel Lagoa | 5 de Junho, 2024
A conferência decorre em Madrid até sexta-feira e as empresas presentes na “missão” portuguesa atuam em áreas como inteligência artificial, health tech, E-commerce e sustentabilidade.
Madrid é, até sexta-feira, palco da 13.ª edição da South Summit, uma conferência dedicada ao empreendedorismo e à inovação, que conta com a presença de 30 startups portuguesas, anunciou a Startup Portugal, em comunicado.
De acordo com a organização, 10 empresas nacionais participam no evento no âmbito da iniciativa “Business Abroad”, que apoia startups e empreendedores que desenvolvam projetos com elevado potencial de crescimento e que apostem em produtos ou serviços inovadores.
As 10 startups em destaque já levantaram, no total, cerca de oito milhões de euros e empregam atualmente mais de 120 pessoas.
“A presença na South Summit através do nosso programa Business Abroad é uma oportunidade única para as startups portuguesas apresentarem as suas soluções inovadoras e estabelecerem parcerias estratégicas num dos mercados mais importantes para Portugal”, diz o diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, em comunicado.
A procura por talento
Em declarações ao The Next Big Idea, Luís Matos, CEO da Follow Inspiration, uma das startups nacionais que participa na South Summit, promete apresentar em solo espanhol novas tecnologias, relacionadas com robôs móveis autónomos (RMA) “que visam revolucionar o processo de transporte de mercadorias dentro das fábricas”.
Com foco nas áreas da robótica avançada, reconhecimento de imagem e Inteligência Artificial, a startup considera que os desafios de hoje em dia passam pelo acesso a talento. “É sempre difícil contratar em Portugal, temos poucos recursos humanos e numa área altamente específica e especializada como a nossa, é sempre difícil contratar boas pessoas para integrarem as nossas equipas”, afirma Luís Matos, ao The Next Big Idea.
O CEO acrescenta que contratar não é o único desafio quando se fala de recursos humanos. “Outro problema é manter as pessoas, há uma concorrência muito grande nesta indústria”.
Por outro lado, é em Espanha que o Chairman e CEO da Follow Inspiration vê a próxima oportunidade para expandir o negócio. “Para além da South Summit, vamos estar noutros eventos em Espanha esta semana, o nosso objetivo é abrir mercado. No meu caso, vou falar com alguns investidores para fazer um levantamento de capital”, conclui.
Desmistificar saúde mental além fronteiras
A abertura de mercado é também o que motiva a Nevaro a rumar a Madrid, com destino à South Summit. A startup, que integra a delegação portuguesa, criou a HOLI, uma “aplicação móvel que funciona como Personal Trainer para a saúde mental”, explica ao The Next Big Idea Francisca Canais, co-fundadora e COO da empresa.
“O tema da saúde mental ainda é desafiante e muito sensível. Há um tabu em reconhecer que se tem um problema de saúde mental, como uma depressão. Há também falta de literacia sobre como podemos colmatar esses problemas. Atuamos muito na desmistificação e no combate ao ceticismo”, diz Francisca Canais.
A co-fundadora da Nevaro assume que um dos maiores objetivos da empresa é a expansão para Espanha, procurando na conferência estabelecer contactos com possíveis clientes, parceiros e grandes empresas espanholas.
Além da Nevaro e da Follow Inspiration, 28 startups portuguesas estão até sexta-feira na South Summit, em Madrid.
“As startups selecionadas projetam uma entrada ou maior investimento no mercado espanhol e representam a diversidade e o dinamismo do ecossistema empreendedor português, atuando em áreas como inteligência artificial, health tech, educação, E-commerce e sustentabilidade”, indica um comunicado da Startup Portugal.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.