Emerging Tech: programa procura ideias inovadoras para a energia, sustentabilidade, desporto e futuro do trabalho
por The Next Big Idea | 12 de Dezembro, 2023
Programa de aceleração tem por objetivo acelerar a inovação em Portugal através da colaboração entre instituições e startups internacionais e nacionais.
O Emerging Tech é um programa de inovação aberta recém-criado que pretende atrair empresas com tecnologias inovadoras para os setores da energia, sustentabilidade, desporto e para o futuro do trabalho.
Organizado pela Unlimit, em parceria com a EDP, os CTT – Correios de Portugal, a Câmara Municipal da Maia, o Sport Lisboa e Benfica, e a Gaiurb EM – Urbanismo e Habitação, o programa pretende “impulsionar a inovação que, para além de dar resposta a desafios atuais, também molda o futuro de indústrias cruciais para o progresso nacional e global”.
Para o fazer, o Emerging Tech conta com cinco áreas, cada uma representada por uma empresa à procura de soluções para acelerar a sua inovação e criação de valor:
- CleanTech powered by EDP
- Green Buildings & Mobility powered by CTT – Correios de Portugal
- Future of Work powered by CM Maia
- Sports Tech powered by SL Benfica
- Urban Planning powered by Gaiurb EM – Urbanismo e Habitação
As startups interessadas podem candidatar-se até ao dia 29 de fevereiro através deste link.
“Aproximar soluções tecnológicas que apoiem a acelerar o roadmap de inovação das empresas é uma prioridade para impulsionar a economia nacional e para reforçar a competitividade de Portugal no mundo”, afirma Madalena Clara, Innovation Manager na Unlimit e responsável pelo Emerging Tech.
Segundo um comunicado da Unlimit – organização que ajuda as empresas portuguesas a acelerarem o seu percuso -, este Programa Aberto de inovação foi concebido como uma plataforma colaborativa, em que as startups nacionais e internacionais têm a oportunidade de desenhar um potencial projeto-piloto com os líderes das indústrias.
A mais recente iniciativa da organização, o programa internacional Aceler@Tech, segundo Unlimit, contou com candidaturas de 40 países, de startups com uma média de financiamento de 5,4 milhões de euros, tendo algumas passado por programas reconhecidos internacionalmente, como o Y Combinator, Techstars, 500 Startups e Google for Startups.