Zharta levanta 4.3 milhões de dólares para impulsionar os empréstimos através de NFTs
por The Next Big Idea | 20 de Julho, 2022
A plataforma da startup portuguesa permite utilizar NFTs como colateral para um empréstimo de criptomoedas e pode dar mais liquidez ao mercado de web3.
Zharta, criadora de uma plataforma para empréstimos instantâneos na qual NFTs são utilizados como colateral, fechou uma ronda de investimento 4 milhões de dólares para alimentar a próxima fase de crescimento da empresa. A empresa tinha inicialmente levantado uma ronda de aceleração de 300.000 dólares de investidores anjos.
Entre os investidores incluem-se o Lead Investor Greenfield One, seguido pelos investidores institucionais Shilling Capital e Possible Ventures, os principais atores da indústria Web3 SpaceShipDao e UniwhalesDao, bem como Clever, Olisipo Way, e outros Business Angels estratégicos.
Como funciona a plataforma
Zharta é um protocolo único na blockchain que oferece uma solução para o problema de falta de liquidez enfrentado pelos detentores de NFTs. Graças aos seus empréstimos garantidos por NFTs, a Zharta permite a democratização do mercado, permitindo a cada colecionador e investidor apostar os seus activos NFT em troca de criptomoedas. O protocolo está a ser construído com um forte foco na segurança, e alavanca mecanismos de descoberta de preços de AI e fundos de índices financeiros para optimizar ainda mais a liquidez, oferecendo uma forma mais eficiente de negociar NFTs.
O destino dos 4 milhões de dólares
Zharta utilizará os novos fundos para responder às exigências dos clientes, para investir em I&D e no desenvolvimento de ações de marketing. O objetivo é acelerar a conquista de mercado e criar mais funcionalidade para melhorar a plataforma de empréstimo instantâneo. Para estes objetivos, a Zharta irá contratar até 20 novas pessoas para a sua atual equipa de 12.
“A Zharta oferece uma ferramenta importante para o financiamento através de NFTs. Estamos muito satisfeitos por podermos apoiar a Zharta como principal investidor e em trazer rapidamente ao mercado este uso dos NFTs”, diz David An, Parceiro da Greenfield One.
A Zharta criou um modelo de empréstimo em tempo real alavancado em Lending Pools e avaliações NFT com Machine Learning e visa que os detentores de NFTs provem rapidamente o potencial da sua plataforma.
Nuno Cortesão, fundador e CEO da Zharta, espera que uma fundação forte e centrada no cliente lhes permita expandir: “O nosso objectivo é proporcionar a melhor experiência centrada no utilizador para que possamos dirigir-nos a um público mais vasto no futuro” disse Nuno, “passando dos primeiros utilizadores para um mercado global”.
Atualmente, as coleções de NFTs que podem ser colateralizadas são: Doodles, Mutant Ape Yacht Club, Bored Ape Yacht Club, World of Women, VeeFriends, Cool Cats, Hashmasks, e Pudgy Penguins, com “mais colecções a serem adicionadas num futuro próximo”, garante o CEO.
“Confiamos no futuro dos NFTs e no seu papel na mudança de paradigma para a tecnologia climática, inovação científica e plataformas de dados em geral”. À medida que os NFTs se tornam omnipresentes, o trabalho de Zharta tem potencial para desbloquear liquidez essencial no ecossistema e acreditamos que o Nuno e a sua equipa serão importantes contribuintes para a comunidade”, disse o partner da Possible Ventures, Simon Leicht.
“Acreditamos que existem as condições certas para acelerar os protocolos na intersecção da DeFi com os NFTs, pelo que não poderíamos estar mais entusiasmados por apoiar a equipa da Zharta nesta ronda de investimento. Uma componente central da infra-estrutura ainda por desbloquear é a colaterização – é aí que Zharta entra, com uma solução que proporciona liquidez aos colecionadores e ao mercado geral de NFTs, ao mesmo tempo que incentiva novas partes a participar no ecossistema”, diz Pedro Rosa, da Shilling.vc.
A Zharta foi uma das empresas escolhidas para integrar o “Guia Web 3.0 em Portugal“, desenvolvido pela equipa do The Next Big Idea.