Voltar | Startup Life

Web Summit: Moedas anuncia lançamento de “fábrica de unicórnios” em Lisboa

por Inês F. Alves (Texto) | 1 de Novembro, 2021

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou na sessão de abertura da Web Summit o lançamento, em 2022, de uma “fábrica de unicórnios” na capital, um local onde os empreendedores serão munidos das ferramentas necessárias para “fazer de um sonho um grande negócio”.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, apresentou-se na Web Summit com o “mayor da inovação” e apelou aos empreendedores que enchem a Altice Arena na noite de abertura da cimeira tecnológica que “sonhem em grande, mas dediquem-se aos detalhes, porque é isso que muda o mundo”.

“Se querem mudar o mundo, precisam de sonhar e inspirar as pessoas, mas também têm de se dedicar aos detalhes”, disse Moedas, acrescentando que “é essa dicotomia, entre os sonhos e os detalhes”, que o move “como pessoa e como político”.

“O meu sonho é que Lisboa se torne a capital da inovação, mas para isso acontecer é preciso ir para lá da Web Summit, ser capaz de convencer a vossa empresa a ficar em Lisboa”, notou. Assim, o recém-eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou o lançamento no próximo ano de uma “fábrica de unicórnios, onde vamos ensinar os detalhes e os processos, e fazer dos sonhos grandes negócios, criar empregos e mudar o mundo e ter propósito. É isso que a Fábrica de Unicórnios será”, reforçou.

Os “unicórnios” são empresas avaliadas em pelo menos mil milhões de dólares, sendo que existem pelo menos quatro de origem portuguesa: a Farfetch, a OutSystems, a Talkdesk e, mais recentemente, a Feedzai.

A Web Summit arrancou hoje em Lisboa e a organização espera cerca de 40 mil participantes, entre startups, investidores, empreendedores e jornalistas.

Entre os vários oradores, destaca-se a presença da denunciante Frances Haugen, a ex-funcionária do Facebook que divulgou uma série de documentos que deram origem a uma investigação do Wall Street Journal e a uma audição no Senado norte-americano sobre os efeitos negativos do Instagram nas adolescentes; Tom Taylor, responsável pela assistente virtual da Amazon, a Alexa; a portuguesa Daniela Braga, fundadora da DefinedCrowd (agora Defined.Ai), que foi convidada para integrar a task-force da Administração de Joe Biden para a estratégia da inteligência artificial, David Simas, o lusodescendente que é CEO da Obama Foundation e que foi vice-assistente do ex-presidente dos EUA; a comediante Amy Poehler, o presidente da Microsoft, Brad Smith, entre muitos outros.

Veja aqui o roteiro The Next Big Idea para esta edição da cimeira tecnológica.

A Web Summit decorre até 4 de novembro.