Voltar | Investimento

Venture Incubation procura ideias que queiram passar do protótipo ao investimento em menos de um ano

por The Next Big Idea | 8 de Abril, 2024

Programa de aceleração EIT Digital Venture Incubation está de volta para apoiar projetos inovadores na área da tecnologia digital.

O programa Venture Incubation do EIT Digital está de volta para impulsionar projetos inovadores na área da tecnologia digital. A iniciativa oferece mentoria, formação e prémios monetários até 30 mil euros, ajudando startups a passar da fase de protótipo à fase de investimento em menos de um ano.

Aberto a equipas de 23 países europeus, incluindo Portugal, o programa procura startups com ideias de negócio inovadoras e um protótipo funcional. As áreas de interesse incluem Indústria Digital, Tecnologia Digital, Bem-Estar Digital, Finanças Digitais e Cidades Digitais.

  • As candidaturas para a nova edição do programa estão abertas até 28 de abril em www.eitdigital.eu/venture-program

As equipas selecionadas participarão num programa de pré-aceleração online intensivo de oito semanas. Durante este período, receberão formação e orientação especializada no desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (MVP), na constituição de uma empresa e na captação de investimento. O programa também inclui eventos exclusivos como Demo Days, onde as startups podem apresentar as suas soluções a potenciais investidores, clientes e especialistas.

O Venture Incubation é dividido em três fases, cada uma com recompensas distintas. As equipas que concluírem a primeira fase receberão 5 mil euros. Na segunda fase, 10 mil euros serão atribuídos a startups que desenvolverem um MVP forte e constituírem a sua empresa. A fase final oferece um prémio extra de 10 mil euros para startups que obtiverem financiamento ou tração comercial, e 5 mil euros para startups que alcançarem vendas de pelo menos 10 mil euros ou 200 utilizadores satisfeitos.

Em Portugal, a BGI Sustainable Ventures é responsável pela dinamização do programa. Em 2023, seis startups portuguesas participaram no programa, com cinco edições realizadas no total, apoiando 34 projetos e resultando na criação de 20 startups ativas, como FootAR, Full Venue, Volvero e Parqist.