Voltar | Tecnologia

Utilizar a OutSystems tornou-se mais fácil para empresas

por The Next Big Idea | 6 de Setembro, 2022

A Experis e a Indigo lançaram um Centro de Excelência para apoiar empresas na aplicação da tecnologia da startup portuguesa.

A Experis, marca tecnológica do ManpowerGroup, junta-se à consultora Indigo para lançar o Centro de Excelência OutSystems, uma nova oferta que procura ajudar as empresas na implementação e aplicação da plataforma de programação low-code nos seus negócios. Esta solução apoia as organizações em todos os momentos do processo de operação da plataforma OutSystems: desde a análise da tecnologia e identificação da sua adequabilidade aos desafios da organização, à implementação de novas soluções, à análise de fábricas de software existentes e correção da dívida técnica, gestão da fábrica de OutSystems, entre outros.

O Centro de Excelência vem aliar a experiência da Experis, em prestação de serviços tecnológicos e gestão de talento, à vertente de consultoria em OutSystems da Indigo, oferecendo ao mercado uma solução que apoia as empresas na execução dos seus processos de transformação digital, conferindo-lhes maior agilidade.

Os sistemas baseados em low-code permitem que projetos de desenvolvimento de software e aplicações mobile e web, que demorariam anos a executar noutros tipos de linguagem, possam ser realizados de forma mais ágil, graças a uma programação assente em ferramentas de “drag-and-drop”, aceleradores aplicacionais e interfaces visuais, bem como na automação de tarefas repetitivas. Por outro lado, a programação low-code, ao não exigir um elevado conhecimento de tecnologia e programação, torna a implementação de novas soluções mais acessível às áreas operacionais das organizações, libertando os departamentos de tecnologia, atualmente fortemente solicitados pelas necessidades de transformação digital das empresas, para se focarem no desenvolvimento de outros projetos de valor para o negócio, bem como na garantia da segurança e consistência de todo ecossistema tecnológico da empresa, acelerando desta forma a sua inovação e digitalização.

“Segundo a Gartner, até 2025, 70% das novas aplicações desenvolvidas pelas empresas utilizarão tecnologias de low-code ou no-code. Esta tendência já é particularmente visível, não apenas nas empresas tecnológicas, mas também em áreas tão diversas como a Saúde, a Indústria, Retalho, Telcos ou mesmo no setor Financeiro, numa adoção crescente que deriva das mais valias deste tipo de linguagem, como sejam a maior rapidez de desenvolvimento ou a sua maior acessibilidade a programadores com menos experiência ou citizen developers. Nesse sentido, o Centro de Excelência Experis OutSystems powered by Indigo vem acelerar a inovação das empresas e oferecer uma resposta efetiva à atual escassez de talento nas áreas de programação, reforçando as capacidades internas dos nossos clientes na implementação de projetos e gestão do seu ecossistema OutSystems.”, afirma Pedro Amorim, Managing Director da Experis Portugal.

O Centro de Excelência disponibiliza dois tipos de oferta às empresas, centrados em talento e gestão de projetos. Através dos OutSystems Professional Resources, dota as empresas dos profissionais com as competências e a expertise necessárias para responder aos desafios da implementação de projetos e gestão da fábrica OutSystems. Esta oferta assegura profissionais como Programadores e Technical Leaders nas diversas maturidades, equipas completas de Delivery e Gestão de Projetos, bem como profissionais mais especializados, como Solution Architects, Platform Experts ou Product Owners, no acompanhamento direto ao negócio.

Já os serviços de gestão de especializada estão distribuídos entre OutSystems Professional Services e Services Packages. Os primeiros visam responder à necessidade de as empresas manterem e avaliarem em permanência a qualidade e o estado da plataforma OutSystems, e incluem propostas como a Manutenção Corretiva e Evolutiva da plataforma ou a Gestão da Fábrica de OutSystems. Os OutSystems Services Packages respondem a necessidades específicas inerentes à gestão de um ecossistema OutSystems, como podem ser a auditorias à plataforma, ao código ou à arquitetura, entre outros, e a consequente resolução das não conformidades e recuperação da dívida técnica.

“Quer seja na transformação da experiência de cliente ou de colaboradores, na automação de processos ou na modernização e simplificação da base tecnológica das organizações, são inúmeros os casos de uso de desenvolvimento em OutSystems. No entanto, e tal como em qualquer nova tecnologia, a falta de conhecimento e experiência, podem limitar a sua adoção, refreando a capacidade de inovação das empresas e o seu sucesso. Esta nova oferta visa dar uma resposta sénior e eficaz a essa barreira, dotando as empresas de todas as competências em OutSystems que lhes permitirão desenvolver corretamente, e em tempo recorde, novas soluções, ao mesmo tempo que asseguram o seu correto funcionamento, com performance e segurança, à medida que vão sendo ajustadas às constantes adaptações ao negócio. Garante, ainda, uma correta integração dos novos desenvolvimentos com o universo de sistemas e infraestrutura tecnológica, acompanhando assim as empresas ao longo de toda a sua jornada de transformação digital.”, afirma Nuno Figueiredo Pires, Head of Business Transformation da Indigo.

Quer as empresas procurem um parceiro para lançar uma nova aplicação ou pretendam assegurar a otimização da sua plataforma e soluções OutSystems, as equipas do Centro de Excelência, compostas por consultores e especialistas com vários anos de experiência, oferecem uma resposta aos diferentes desafios, operando tanto on-site como remotamente.