Reviewpad comprada por unicórnio norte-americano
por Miguel Magalhães (Texto) | 31 de Outubro, 2023
A startup portuguesa, fundada em 2019, tinha levantado 1 milhão de euros há seis meses e vai agora integrar a Snyk, avaliada em 7,4 mil milhões de dólares.
Os últimos dois anos têm sido desafiantes para todas as startups. As incertezas económicas (subida de inflação e taxas de juro) levaram a que o acesso a capital ficasse mais caro e que a generalidade do venture capital se tornasse mais rigoroso na altura de investir em qualquer startup.
De acordo com a Dealroom, em 2023, já foram investidos 95 milhões de euros em startups com ADN português e, desse montante, 1 milhão pertencia a ronda pre-seed da Reviewpad, angariada há cerca de seis meses. A startup fundada no Porto, em 2019, desenvolveu uma plataforma de revisão de código para programadores, que recorre a IA para tornar a colaboração entre os mesmos mais eficiente.
Em 2021, Marcelo Sousa, CEO e co-fundador da Reviewpad, explicava à PC Guia que a sua ferramenta combinava “a análise semântica do código com a análise do histórico de revisões, o que permite compreender a evolução do código ao longo do tempo e perceber quem são os elementos de uma equipa mais relevantes para fazer uma revisão e qual o contexto relevante a cada alteração que tem de ser revista”.
Nesta altura, o ChatGPT ainda não tinha sido lançado para o mercado e não havia um buzz em redor de tudo o que são startups a utilizar IA para resolver um determinado problema. Foi este movimento que não só motivou a ronda a meio deste ano (liderada pela Shilling VC), como despertou a atenção de players importantes no mercado, à procura de uma solução eficaz para rapidamente integrarem IA no seu leque de serviços.
É esse o caso da norte-americana Snyk. Criada em 2015, a empresa de ADN isrealita com sede em Boston, nos EUA, é hoje líder no setor de cibersegurança, com foco na computação em cloud. A Snyk já levantou cerca de 730 milhões de dólares em investimento, tendo a ronda mais recente (uma Series G) sido liderada pela Qatar Investment Authority, com uma avaliação da startup de 7.4 mil milhões de dólares.
Esta segunda-feira, a Reviewpad anunciou em comunicado que tinha sido comprada pela Snyk. “Nos últimos anos, temos acompanhado de perto o percurso da Snyk e tem sido uma inspiração vê-los inovar no mercado de cibersegurança e melhorar a segurança dos produtos de software que são utilizados por milhões de pessoas” referiram os co-fundadores Marcelo Sousa e Adriano Martins, em comunicado.
A integração na Snyk vai permitir à Reviewpad chegar a uma pool maior de utilizadores e fazer parte de uma infraestrutura que lhe permite continuar a cumprir a missão de melhorar a colaboração entre programadores através da sua plataforma.