Voltar | Aceleradoras

AICEP vai levar 4 startups portuguesas a São Francisco

por The Next Big Idea | 31 de Outubro, 2023

Leadzai, Bhout, Connected e QuantumNova foram os projetos escolhidos para um programa de aceleração de 2 meses nos EUA, em parceria com a Scaler8.

Apesar do crescimento do ecossistema português de inovação nos últimos anos, a procura pelas melhores práticas continua a ser um fator essencial para potenciar ao máximo os projetos nacionais.

São Francisco é o local para o qual todos olham na descoberta de novas tendências. É onde estão os escritórios de muitas das principais tecnológicas. É para onde mais startups decidem deslocar-se na busca por investimento de VCs especializados nas mais diferentes indústrias. É o lugar ideal para a procura por experiência e capital humano que possa levar projetos para outro patamar.

O programa “Portugal to Take Off”, desenvolvido pela AICEP Portugal em parceria com a Scaler8, tem como objetivo precisamente dar exposição às startups portugueses a um dos mercados prediletos para exportação e internacionalização dos negócios, nomeadamente no setor tecnológico. 

Nas duas edições anteriores, participaram 18 startups, entre elas a Sound Particles, a Omniflow, a YData, a Didimo, a iLoF e a Automaise. Para esta terceira edição, que vai ter a duração de 5 semanas, foram escolhidas 4 startups, que vão ter a oportunidade de validar os seus modelos de negócio, a segmentação do mercado e o seu pitch para levantamento de capital. Na viagem aos EUA, que vai culminar num Demo Day em Silicon Valley, vão participar as seguintes startups:

  • Bhout: a startup portuguesa liderada por Mauro Fronta desenvolveu um saco de boxe inteligente que foi considerado uma das melhores inovações de 2023 pela revista Time.
  • Connected: a startup fundada em 2023 está a trabalhar no desenvolvimento de uma rede de conectividade acessível que possa suportar a próxima geração de modelos de negócio assentes em IoT.
  • Leadzai: uma plataforma que recorre a inteligência artificial para facilitar o processo de aquisição de clientes.
  • QuantumNova: uma startup de cibersegurança que recorre a computação quântica, que recentemente levantou uma ronda de 2 milhões de euros.