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“Regresso à normalidade” leva Shopify a despedir cerca de 1000 pessoas

por The Next Big Idea | 27 de Julho, 2022

A decisão representa um corte de 10% no staff da tecnológica canadiana, uma das empresas que mais beneficiou da transição digital provocada pela pandemia.

Numa comunicação interna, noticiada pelo The Wall Street Journal, a Shopify anunciou que regredir alguns dos passos que tinha dado durante a pandemia. Tobi Lutke, CEO da empresa canadiana, informou que esta decisão era necessária na medida em que as pessoas estavam a voltar às suas vidas normais e que o ritmo de operação que o Shopify estava a experenciar era inferior ao registado nos meses anteriores.

No caso da Shopify, isto implica as pessoas regressarem a padrões de consumo mais tradicionais e menos compras online, que exponenciaram o crescimento do seu negócio. A sua platforma permite que qualquer empresa, de qualquer dimensão, possa criar a sua loja online de uma forma fácil. 

Neste seguimento, Lutke anunciou também que espera que as receitas cresçam a um ritmo inferior ao registado em trimestres anteriores, algo que não caiu bem nos analistas de Wall Street. O preço das ações da Shopify caiu 14% após as primeiras horas do anúncio para 31,5 dólares e o seu valor está 80% mais baixo quando comparado com registado em novembro, quando a empresa atingiu um valor recorde de 175 dólares.

Fonte: US Census Bureau

De acordo com o CEO da Shopify, este esperava que o ecommerce continuasse a crescer ao mesmo ritmo mesmo depois da pandemia e daí a aposta no recrutamento de mais pessoas para fazer face à procura que estimava para os seus serviços. Agora, admite que a sua visão estava errada e que decisão de despedir 1000 pessoas é uma consequência disso.

A empresa canadiana vai cortar empregos em todas as suas divisões, mas as mais afetadas vão ser o apoio ao cliente, a área de recrutamento e as unidades de venda. Além disto, vão também cortar em alguns empregos duplicados e grupos de trabalhadores que já não contribuiam de igual forma para o desenvolvimento de produto, nas palavras de Lutke.

A Shopify é um dos maiores casos na onda recente de despedimentos que estão a ser observados em empresas tecnológicas como a Klarna, a Netflix, o Twitter, a Tesla e outras. Isto deve-se ao aumento das taxas de juro, problemas globais de logística e a um desaceleramento das condições que permitiram que estas empresas crescessem durante a pandemia, nomeadamente o trabalho remoto e o ecommerce.

Este é o primeiro corte de colaboradores desde que a Shopify foi criada em 2006. De 2016 a 2021, a empresa passou de 1.900 pessoas para 10 mil de acordo com dados da empresa, acompanhando o boom no mundo do comércio online. Em 2021, a empresa apresentou um crescimento de 57% nas receitas para 4.6 mil milhões de dólares, mas anunciou que os números de crescimento em 2022 deverão ser inferiores. 

O Shopify vai oferecer compensação de 16 semanas a cada trabalhador despedido, mais uma semana por cada ano que estiveram com a empresa.