Portuguesa Rows lança o AI Analyst, um colega de trabalho virtual
por The Next Big Idea | 15 de Junho, 2023
O AI Analyst vai ser aquele colega de trabalho virtual que promete ajudar a aumentar significativamente os níveis de produtividade.
A Rows tem uma missão: criar a folha de cálculo que vai fazer frente ao Excel. E esta semana deu mais um passo nesse sentido ao anunciar o lançamento de uma ferramenta inovadora de Inteligência Artificial (IA).
Em comunicado, a startup portuguesa indica que a nova ferramenta, chamada AI Analyst, chega para capacitar os “mais de mil milhões de utilizadores de folhas de cálculo em todo o mundo e promete transformar a forma como estas são utilizadas”. Na essência, vai ser um colega de trabalho virtual, “que promete elevar significativamente os níveis de produtividade”.
Na prática, “vai permitir obter automaticamente conclusões relevantes, transformando e analisando dados como até agora nunca tinha sido possível”. Ou seja, vai resumir e apresentar as principais conclusões retiradas de um conjunto de dados; analisar as principais tendências e os principais padrões, fornecendo uma perspetiva geral dos dados introduzidos; descobrir questões relevantes e responder-lhes de forma autónoma; efetuar análises aprofundadas e elaborar relatórios.
- A nota refere o que o distingue: a simplicidade, acessibilidade e rapidez. E também realça que ao “contrário das soluções que a concorrência disponibiliza neste momento, não requer integrações de terceiros ou introdução de comandos por parte dos utilizadores”.
Tal como já tinha acontecido em janeiro – a Rows integrou o modelo de AI do ChatGPT na sua spreadsheet – o AI Analyst volta a utilizar a tecnologia da OpenAI. Porquê? Para para remover toda a complexidade associada à utilização das folhas de cálculo, de modo a que sejam acessíveis a todos, sem necessidade de o utilizador ter conhecimentos avançados de código ou de folhas de cálculo. Vantagem? Não requer a introdução de qualquer função ou fórmula ou sequer de criação de conta na OpenAI.
Relativamente à questão da privacidade, esta também foi tida em conta. Segundo a nota, ao “contrário da maior parte dos produtos relacionados com Inteligência Artificial, o AI Analyst não utiliza os dados inseridos para modelos de treino do algoritmo”.
“A análise de dados representa uma parte importante do trabalho efetuado nas spreadsheets; no entanto, ainda exige demasiado tempo e esforço e raramente é interessante para as pessoas. Com o AI Analyst, em vez de perder tempo a escrever fórmulas, a filtrar e a ordenar resultados, a criar tabelas dinâmicas, ou mesmo a procurar alguém para ajudar na análise dos dados, qualquer pessoa pode despender mais tempo a pensar em possíveis abordagens, considerando o objetivo final”, realça Humberto Ayres Pereira, CEO e fundador da Rows.
Descubra mais sobre esta startup portuguesa que pretende rivalizar com o Excel com a série “Únicos” do The Next Big Idea. Neste episódio, em que falámos com o seu fundador, além de ficarmos a conhecer melhor o seu percurso pessoal, que o levou primeiro até à Califórnia e depois a Harvard, ficamos a conhecer um pouco esta luta de David versus Golias que tem colocado a Rows nas boas graças dos media e investidores.