Portugal Ventures lança programa para startups em fase pré-seed ligadas ao turismo
por The Next Big Idea | 1 de Fevereiro, 2024
A Portugal Ventures anunciou o lançamento da segunda edição do programa para investir em startups ligadas ao turismo em fase pré-seed.
A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do grupo Banco Português de Fomento, em parceria com o Turismo de Portugal e o NEST – Centro de Inovação do Turismo, lança a segunda edição da nova Call FIT – Fostering Innovation in Tourism, reformulada em 2022, e tem como objetivo investir em projetos no setor do turismo em fase pré-seed.
As candidaturas estão abertas até ao dia 14 de abril — feitas exclusivamente através da Rede de Parceiros de Ignição da Portugal Ventures. Os projetos que não se encontram incubados/acompanhados pela Rede de Parceiros de Ignição devem entrar em contacto com uma das entidades para avaliação do projeto e possibilidade de apresentar candidatura através do parceiro.
O Call FIT irá investir 150 mil euros por projeto e são elegíveis:
- Projetos Não tecnológicos, que apresentem conceitos diferenciadores para a oferta turística do país, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico;
- Projetos Tecnológicos, que apresentem soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do setor do Turismo e da sua oferta de produtos e serviços.
No dia 21 de fevereiro vai ter lugar um webinar, aberto a toda a comunidade, para apresentação das condições de elegibilidade e processo de candidatura, com a possibilidade dos participantes colocarem as suas questões. Inscrições aqui.
Investimento na YonWine
A Call FIT desde o seu formato inicial até à reformulação efetuada em 2022 investiu em 5 startups num total de 730 mil euros. Esta quinta-feira, a Portugal Ventures fez saber que o último investimento realizado através desta iniciativa foi na YonWine.
A YonWine, liderada por João Pedro Duarte e Vítor Esteves, pretende ser um complemento da experiência de Enoturismo para o turista e do produtor. Como? A Yon Wine app oferece ao visitante (maioritariamente estrangeiros), uma solução de compra dos vinhos experienciados na visita, ultrapassando as típicas burocracias de expedição para o seu país de origem além de apresentar um valor final transparente para os utilizadores sem surpresas no final da compra. Ao mesmo tempo simplifica todo o trabalho de front e back-office para o produtor permitindo-lhe mais tempo para se focar no cliente, ajudando-o a reduzir o número de vendas perdidas e aumentar a receita, prolongando o valor de tempo de vida do cliente.