Voltar | Investimento

Portugal Ventures anuncia venda de duas startups a grupos internacionais

por The Next Big Idea | 14 de Dezembro, 2023

Após “cumprir o seu papel”, capital de risco do Estado anuncia o desinvestimento em duas startups portuguesas.

A Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco do Grupo Banco Português de Fomento, anunciou esta quinta-feira, dia 14, o desinvestimento na Spinach Tours e na Watgrid, para
dois grupos internacionais das suas áreas de atuação, o turismo e a indústria vinícola.

“Com estas duas saídas, a Portugal Ventures cumpriu o seu papel, enquanto investidor público de capital de risco nas fases mais iniciais dos projetos, entrando no capital social das empresas, partilhando o risco com os fundadores, contribuindo para o crescimento dos seus negócios, valorizando-os e criando condições para que os projetos alcancem as metas que sejam atrativas para que outros operadores ou empresas entrem nos projetos e as conduzam para a consolidação do seu crescimento internacional”, salienta o Pedro de Mello Breyner, Vogal Executivo da capital de risco do Estado, numa nota enviada à imprensa.

Spinach Tours: novos acionistas e de olhos postos na internacionalização

A Spinach Tours integrou o portefólio de Turismo da Portugal Ventures em julho de 2022, através da iniciativa Call Turismo. Agora, volvido um ano, a sociedade comunicou que a startup foi adquirida por um grupo internacional no setor dos operadores turísticos.

  • O que é e o que faz? É uma plataforma destinada a operadores de circuitos turísticos, que através de um modelo de VAAS (Vehicle As A Service), permite a comercialização mundial de uma solução chave na mão apoiada por um veículo elétrico com integração de tecnologia para o desenvolvimento de experiências interativas de passeios turísticos. 

“A saída precoce do capital por parte da Portugal Ventures enche-nos de orgulho e vem reforçar a posição de Portugal como país de referência tecnológica a nível mundial. O Portugal Ventures cumpriu assim a rápida aceleração de uma startup portuguesa para o mundo num setor onde poucas empresas conseguem ter verdadeira dimensão global”, frisou João Paiva Mendes, CEO da Spinach Tours, citado em comunicado.

Watgrid adquirida pela multinacional italiana do Esseco Group

A Portugal Ventures anunciou no mesmo comunicado que a Wtagrid foi comprada pela Enartis, uma multinacional italiana do Esseco Group, que atua no setor das bebidas alcoólicas, estando presente em mais de 50 países. A empresa integrou o portefólio da Portugal Ventures através da iniciativa “Operação Follow-ons” para mitigação do Covid-19, em julho de 2021.

  • O que é e o que faz? A startup de Aveiro foca-se no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a digitalização de processos em indústrias relacionadas com líquidos. Baseados em IoT, os sistemas Watgrid são compostos por uma Plataforma de Visualização, uma Plataforma Computacional com um motor de Inteligência Artificial e o Hardware (sensores de monitorização).

Com esta operação, salienta a nota da capital de risco do Estado, a Watgrid passa a ter o alcance global da Enartis, que em contrapartida irá beneficiar da tecnologia inovadora da Watgrid.

“A parceria com a Portugal Ventures foi estratégica para o crescimento e desenvolvimento da Watgrid, o que nos permitiu expandir as nossas operações e desenvolver novos produtos. A aquisição pela Enartis, irá permitir oferecer a tecnologia inovadora WINEGRID a mais adegas em todo o mundo, e reforçar o nosso portfólio de soluções com a experiência e o know-how da Enartis”, salienta Rogério Nogueira, CEO da Watgrid.