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Portugal Ventures investe em sete novas startups

por The Next Big Idea | 13 de Outubro, 2022

Sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português anuncia investimento em sete novas empresas.

A Portugal Ventures anunciou esta quinta-feira que reforçou o seu portfólio nas áreas de digital e tecnologia, saúde e turismo, ao investir cerca de cinco milhões de euros em sete startups: Fraudio, miio, WalliD, footAR, C-mo, Pruvo e Spinach Tours.

“Reforçamos o nosso portfólio com o investimento em seis novas empresas que desenvolvem soluções em setores estratégicos como é o caso da sustentabilidade, saúde, identidade digital e turismo e que estão num estágio de crescimento do seu negócio e reconhecimento no mercado nacional e internacional”, explica Rui FerreiraPresidente da Portugal Ventures, citado na nota. “Nestas operações, salientamos o co-investimento com dois grandes parceiros de capital internacionais – Boehringer Ingelheim Venture Fund e a High-Tech Gründerfond -, o que nos deixa muito confiantes na nossa estratégia de internacionalização da rede de parceiros de capital”, conclui.

Na prática, o investimento hoje anunciado divide-se da seguinte forma:

  • 4 startups (Fraudio, miio, WalliD, C-mo) provenientes da atividade regular da Portugal Ventures, nas áreas de Digital & Tecnologia e Tecnologias da Saúde
  • 1 startup (FootAR) resultantes da Call Madeira
  • 2 startup (Pruvo, Spinach Tours) resultante da Call Turismo

Sobre o investimento feito através do Call Madeira, realizado pelo Fundo de Capital de Risco Atlântico – com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento, em parceria com a August One, um “family office” de Singapura, com o objetivo de reforçar a capacitação empresarial das empresas com atividade localizada na Região Autónoma, o líder da Portugal Ventures assinala que “representa uma forte aposta no potencial empreendedor do ecossistema empresarial da Madeira”.

Já relativamente ao Call Turismo, os dois investimentos foram feitos através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Turismo Crescimento.

Em comunicado, a sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português do Fomento indica que, em 2022, já investiu em 11 novas empresas, num total de 6,3 milhões de euros.

As sete startups

Fraudio – Sediada em Amesterdão e liderada pelo português João Moura, apresenta uma solução altamente inovadora na área do combate à fraude nos pagamentos e crimes eletrónicos. Assente numa lógica de centralização dos dados de transações e alimentada por algoritmos de Inteligência Artificial de última geração, os produtos da Fraudio são fáceis de integrar e oferecem a melhor deteção de fraudes desde o primeiro dia aos seus clientes, permitindo gerir com segurança as suas próprias bases de clientes, reduzindo custos operacionais e perdas por fraude. O investimento da Portugal Ventures foi realizado em co-investimento com a Shiling e Fintech Fund, e irá permitir à Fraudio reforçar a presença em Portugal e alavancar as áreas de vendas, marketing e I&D. Este investimento foi realizado através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Grow and Expand.

miio – É uma empresa especializada na área da mobilidade elétrica, que detém uma quota de mercado de 70% de utilizadores de veículos elétricos. Através da sua app é possível simplificar a vida do utilizador de veículos elétricos que podem: escolher o local de carregamento, simular e comparar preços de acordo com o veículo e estado de bateria, controlar os consumos e gastos, e indicar as soluções de carregamento adequadas ao veículo. O investimento na miio pretende capacitar a equipa de recursos humanos nas áreas da engenharia e marketing, e ainda acelerar a internacionalização nomeadamente para os mercados de Espanha e França. Este investimento foi realizado através do Fundo Capital de Risco Turismo Crescimento.

WalliD – Um kit de ferramentas de identidade que conecta protocolos de Identidade Digital com aplicações online, com objetivo de, através de uma carteira digital única, permitir aos utilizadores, aceder, gerir e autenticar-se com qualquer identidade. Com um potencial de mercado 12 biliões de dólares estimado para 2025, a WalliD, com este investimento, fica dotada dos meios para continuar a desenvolver o produto para aumentar a rede integrações com redes e protocolos de identidade digital. Este investimento foi realizado pela Portugal Ventures, através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Tech Competitiveness – com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento.

C-mo – A plataforma desenvolve soluções para o diagnóstico e gestão de doenças respiratórias. A sua missão é a de revolucionar a gestão clínica da tosse crónica, um sintoma que afeta 400 milhões de adultos em todo o mundo. A empresa encontra-se a desvendar o potencial clínico de analisar as características e padrões da tosse, e propõe- se a resolver a necessidade médica associada à gestão da tosse crónica. Esta ronda de investimento foi realizada em co-investimento com a Boehringer Ingelheim Venture Fund e a High-Tech Gründerfonds, e irá permitir à C-mo Medical Solutions potenciar a tecnologia no mercado Europeu e Norte Americano, bem como expandir o seu portefólio de soluções. Este investimento foi realizado através do Fundo Capital de Risco Portugal Ventures Valor 2.

footAR – A startup madeirense, sediada na Startup Madeira (Funchal), desenvolve uma plataforma de realidade aumentada, imersiva, que replica um estádio de futebol virtual, com disponibilização, em tempo real, de dados e estatísticas sobre jogadores, clubes e campeonatos. Esta solução já testada pelo Clube Desportivo Nacional da Madeira, tem como clientes-alvo as entidades desportivas como clubes, federações e ligas, assim como as casas de apostas, que terão a oportunidade de potenciar receitas através de publicidade, marketing e vendas de uma forma inovadora e com elevado grau de envolvimento por parte dos utilizadores, graças aos mecanismos de gamificação e realidade aumentada. Com este investimento, a FootAR propõe-se a finalizar o protótipo e desenvolver integrações para atuais e novos clientes, alavancando a empresa para uma expansão internacional e captação de novas rondas de investimento.

Pruvo – Apresenta uma solução baseada em Inteligência Artificial que permite às agências de viagens e aos viajantes beneficiarem da flutuação de preços nas reservas de hotéis, conseguindo os mesmos remarcar a reserva do quarto ao preço mais baixo, caso se verifique uma variação entre a data da reserva e o dia do check-in. A sua tecnologia, baseada em Inteligência Artificial, foi um fator determinante que permitiu o crescimento da Pruvo em mais de 10 vezes no último ano. A empresa, com sede em Israel, tem uma forte presença em Portugal, onde tem como clientes as principais agências de viagens nacionais.

Spinach Tours – É uma plataforma destinada a operadores de circuitos turísticos, em parceria com o Grupo Barraqueiro e a Boost Portugal, que através de um modelo de VAAS (Vehicle As A Service), permite a comercialização mundial de uma solução chave na mão, única no mundo, apoiada por um veículo elétrico e com integração de tecnologia para o desenvolvimento de experiências interativas de passeios turísticos. Com este investimento, a Spinach Tours ficará dotada dos meios para poder desenvolver e entregar a sua solução globalmente.