Porto Business School lança Summer School para jovens dedicada à IA
por Gabriel Lagoa | 14 de Junho, 2024
Dirigida a alunos do ensino secundário, entre os 16 e os 18 anos, a iniciativa tem o objetivo de explorar oportunidades e desafios da IA em contexto empresarial.
Com o verão a chegar, a Porto Business School acaba de lançar a primeira Summer School em Portugal dedicada à Inteligência Artificial (IA) para jovens do ensino secundário, entre os 16 e os 18 anos. “É importante fomentar os jovens com espírito crítico, com um mindset empreendedor e dotá-los de conhecimentos que, normalmente, não são tratados nos seus currículos letivos”, explica Catarina Reis, Project Officer do Innovation X Hub da Porto Business School, ao The Next Big Idea.
A iniciativa decorre entre 8 e 12 de julho e vai desafiar os jovens participantes a desvendar os mistérios da utilização estratégica da IA em contexto empresarial, sob a orientação de especialistas e organizações da área.
Catarina Reis detalha que o programa da Summer School dedicada à IA não foi desenhado para uma compreensão profunda, mas sim para “uma visão 360º” do tema; para um público que terá, à partida, poucas ou nenhumas bases de Inteligência Artificial. Os participantes terão a oportunidade de explorar os conceitos fundamentais da IA até às suas aplicações avançadas, como IA generativa, visualização de dados e IA responsável, à medida que compreendem as oportunidades e desafios desta área.
Além disso, através de workshops, exploração de estudos de caso e da visita a empresas líderes no mercado, os alunos vão integrar projetos práticos para aplicar as competências e práticas adquiridas em situações do mundo real.
“Estamos entusiasmados por lançar esta nova Summer School dedicada à Inteligência Artificial. Esta semana imersiva é uma oportunidade para os jovens de hoje, e líderes do amanhã, terem contacto, desde cedo, com uma das áreas que mais está a revolucionar e a moldar as empresas e o mundo dos negócios”, afirma José Esteves, Dean da Porto Business School, em comunicado.
O “indubitável” papel da IA nas empresas
Ao The Next Big Idea, Catarina Reis explica que a escolha da Inteligência Artificial como tema desta Summer School está ligada às necessidades do mercado e às tendências atuais e do futuro. “É indubitável o papel e a presença que terá na vida das empresas. Acho que o mercado vai reinventar-se completamente. Já se fala de profissões que vão desaparecer com a chegada da IA e as pessoas estão assustadas, mas temos de ver o lado positivo e as coisas que surgirão”, considera.
A Project Officer acrescenta que este programa da Porto Business School também pode ajudar os mais jovens na escolha do percurso académico que querem seguir, daí ser dirigido a quem ainda não ingressou no Ensino Superior.
Há outro detalhe que salta à vista: o programa é lecionado em inglês e para Catarina Reis isso é “estratégico”. A responsável justifica que há muita informação que acaba por se perder durante as traduções, dado que a maioria dos conceitos ligados à IA está em inglês, e nota que tanto os jovens como os encarregados de educação procuram programas na língua inglesa.
Pais e avós também querem saber de IA
Quando o telefone toca, Catarina Reis é por vezes surpreendida pela curiosidade dos adultos em saber quando é que abre uma Summer School dedicada à IA para os mais velhos. São perguntas que chegam pela voz de pais e de avós, o que a responsável, confessa, acha engraçado, pois não esperava que a geração mais velha tivesse interesse em Inteligência Artificial. O interesse das várias faixas etárias no tema é a prova de que o caminho é para a frente. “Não vamos dar um passo atrás. Quanto mais capacitados e conscientes estivermos, melhor conseguiremos usar a Inteligência Artificial”, conclui.
As inscrições para a Summer School para jovens dedicada à IA decorrem na plataforma online de candidaturas até ao dia 26 de junho.
“Esta iniciativa integra um portfólio mais amplo de programas e iniciativas de verão da escola, centrados em temas inovadores promovidos pelo Innovation X Hub. O nosso objetivo é proporcionar experiências que desenvolvam competências essenciais para o futuro empresarial e social, abrangendo diversas faixas etárias”, afirma José Esteves, Dean da Porto Business School.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.