O guia para startups Web 3.0 em Portugal
por The Next Big Idea | 20 de Julho, 2022
Conheça alguns dos projetos a desenvolver soluções para esta nova etapa da economia digital.
O caminho que o The Next Big Idea fez pela Web 3.0 não é, em certa medida, muito diferente daquele feito por grupos de media espalhados pelo mundo inteiro. Sendo uma marca de media presente em TV e no digital, durante algum tempo, fomos publicando no nosso site notícias sobre Bitcoin e Ethereum, ainda que normalmente associadas aos ciclos (positivos e negativos) que estas moedas iam apresentando.
Durante a pandemia lançámos um novo projeto, a nossa newsletter Next, que apareceu precisamente na altura em que o mercado de Web3 começou a sofrer várias disrupções. O interesse pelo tema explodiu e muitas pessoas passaram a olhar para estes temas de uma forma que vai para além da curiosidade, especialmente os investidores em criptomoedas ou em ativos que começaram a gerar forte discussão: os NFTs.
Foi por isso que falámos de NFTs e do sucesso da NBA Top Shot. Que olhámos para a Bitclout como o futuro “a la Black Mirror” das redes sociais. Que abordámos o significado por detrás da decisão da Tesla de começar a aceitar pagamentos em criptomoedas (com reputações distintas). Que contámos a história de CZ, fundador e CEO da Binance, que hoje é a maior plataforma global de transação de criptomoedas. Ou que explicámos o que eram stablecoins, com todos os seus desafios e potencialidades.
Mas não foi só no digital que fomos atrás da Web3. No programa de televisão que produzimos semanalmente e que passa na SIC Notícias conversámos com a Real Fevr e ficámos a conhecer a sua plataforma de NFTs de desporto. Umas semanas mais tarde, tivemos a oportunidade de falar da evolução da Internet e desta nova fase na Web3, contando para isso com a preciosa ajuda da Talent Protocol e do SUBX Finance Lab. E num dos mais recentes episódios do The Next Big Idea, aprendemos com a Volt Games como é que a Web3 pode transformar o mundo dos videojogos e a experiência do utilizador com NFTs, metaversos e interatividade.
Tudo isto para chegar aqui: o guia Web 3.0 em Portugal. Não é um ranking, é antes um olhar para a variedade de projetos, criadores e soluções que existem em Portugal, em muitas das áreas que num futuro próximo vão ser impactadas pela tecnologia de blockchain.
Correndo o risco de sermos injustos para empresas que mereciam estar neste guia e não estão, fica a promessa de fazer uma base de dados mais completa sobre a Web3.0 em Portugal e de desenvolver uma versão 2.0 deste guia, ainda mais representativa do que de bom está a ser criado por cá.
- Receba o guia diretamente no seu e-mail aqui
- O feedback é sempre bem-vindo, por isso se forem uma startup Web 3.0 ou se houver algum projeto que consideram merecer a nossa atenção, enviem um e-mail para next@madremedia.pt ou para miguel.magalhaes@madremedia.pt para começarmos já a trabalhar na nossa base de dados, no nosso guia e, potencialmente, numa presença nas nossas plataformas.