O gaming e a hegemonia do mundo do entretenimento
por The Next Big Idea | 13 de Junho, 2022
No episódio mais recente do The Next Big Idea fomos olhar para a indústria do gaming e contámos com a ajuda de dois estúdios de videojogos portugueses – a Volt Games e a Infinity Games – que explicaram alguns dos fatores que levaram a que esta indústria já domine o mundo do entretenimento.
Durante muitos anos, o mundo dos videojogos foi visto como um mercado de nicho. A tecnologia era limitada e o número de jogos disponível no mercado não era assim tão vasto que permitisse satisfazer os gostos de qualquer tipo de jogador. No entanto, no século XXI, a indústria de gaming tornou-se na indústria mais valiosa do mundo do entretenimento, com 3 mil milhões de jogadores no mundo inteiro e estando avaliada em 164 mil milhões de euros. Para se ter uma ideia isto é um valor superior aos dos filmes, das séries e da música em conjunto.
Quando se pensa em gaming, as marcas Playstation, a XBox ou a Nintendo Switch são aquelas que vêm logo a cabeça, mas na realidade representam apenas uma pequena parte desta indústria. Dentro desta indústria, o setor do mobile gaming (apps no nosso smartphone ou tablet) é o mais rentável, representando cerca de 52% de todas as receitas. Por isso, fomos falar com dois estúdios portugueses de videojogos especializados nesta categoria, para nos guiarem pela evolução deste mercado e para que tendências olhar daqui para a frente.
A Volt Games foi criada em 2020 e tem como principal jogo o Football Clash Mobile Soccer que em menos de 2 anos conseguiu alcançar +200 mil jogadores ativos por mês. O mobile continua a ser a base da empresa, mas o crescimento levou a empresa a apostar naquilo que considera ser o futuro dos videojogos: a web3, com um metaverso de jogos desportivos chamado MetaStar.
A Infinity Games foi criada em 2016 e tem vários jogos de sucesso como o Infinity Loop e o Energy que fazem parte de uma gama de 30 que já teve mais de 190 milhões de downloads. Para a empresa, o futuro passa por serviços de subscrição que permitam qualquer jogador ter acesso a qualquer jogo a qualquer momento.