Voltar | Investimento

Nortech AI levanta €2,5M para melhorar a utilização de dados na indústria 4.0

por The Next Big Idea | 23 de Outubro, 2023

Startup norueguesa-portuguesa reforça aposta em solução de Inteligência Artificial para se tornar uma referência na indústria 4.0.

A startup Nortech AI, cuja equipa está na Noruega e em Portugal, anunciou hoje uma ronda de investimento de 2,5 milhões de euros co-liderada pela Indico Capital Partners e pelo fundo Alemão Earlybird-X, ambos investidores frequentes em empresas globais ligadas à sustentabilidade climática.

A empresa tem uma oferta de hardware e software dedicada à recolha e tratamento de dados industriais e ao suporte à decisão na indústria 4.0 e tem vindo a ganhar escala significativa no setor marítimo. Essa recolha e tratamento de dados permite uma maior eficiência energética, uma melhor de gestão de operações e uma eventual manutenção preventiva de muito menor custo. Além disso, a solução da Nortech AI permite assim a redução de custos e promove a conservação ambiental por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa, entre outros efeitos. 

A solução já a ser utilizada por muitos clientes nos países nórdicos e permite o controlo remoto das operações, captando e utilizando eficazmente dados industriais de desempenho de múltiplos sensores embebidos nos sistemas existentes (Internet das Coisas).

A solução funciona através da utilização de modelos de dados escaláveis – construídos com dados operacionais recolhidos em tempo real e dados de simulações passadas. É esta utilização e tratamento de dados que permite a proposta de tomada de decisões e a consequente melhoria das operações, nomeadamente no setor marítimo.

A plataforma pode, no entanto, interligar uma vasta gama de necessidades industriais – desde a análise de dados à automatização de processos. O que é feito atualmente no setor marítimo pode também ser feito no futuro em múltiplos contextos industriais, algo que esta ronda irá permitir em termos de desenvolvimento de produto.

“O setor marítimo necessita da implementação de sistemas que o tornem mais sustentável. O software da Nortech integra-se rapidamente com os sistemas existentes a bordo e, por conseguinte, permite que as operações dos navios se tornem imediatamente mais sustentáveis. É uma excelente oportunidade de apoiar esta transição do sector marítimo a nível global com o nosso Blue Fund”, afirma Stephan Morais, Managing Partner da Indico Capital Partners.

Por outro lado, para Michael Schmitt, Partner da Earlybird-X, “a Internet das Coisas a nível industrial é crítica para gerar operações simplificadas, inteligentes e sustentáveis. A Nortech AI simplifica o processo da digitalização, capacitando as indústrias para se tornarem mais eficientes e menos complicadas.”

A Nortech AI tem escritórios em Bergen e Lisboa, com especialistas em vários sectores e, de acordo com Francisco Roque, CEO da Nortech AI, a missão da empresa “está assente na simplicidade e na eficiência. Imaginamos um mundo onde as empresas aproveitam o poder da Internet das Coisas industrial sem as complexidades atuais associadas. Trata-se de criar um futuro onde a digitalização não é um obstáculo, mas um passo no caminho para operações sustentáveis e inteligentes”.