No futuro, todas as organizações vão ser uma DAO?
por Miguel Magalhães (Texto) | 10 de Fevereiro, 2023
No episódio mais recente do videocast DeNites TV, produzido pela MadreMedia, Miguel Magalhães recebeu Paulo Fonseca, fundador da RnDAO, uma empresa responsável por investigar a aplicação de DAOs, para falar do potencial desta tecnologia para substituir a forma como nos organizamos em empresas e em sociedade.
Dos empresários aos académicos especialistas em comportamento organizacional, já muito foi escrito sobre os desafios que são colocados a diferentes modelos de governância em organizações. Seja na transparência da informação, seja na rapidez de decisão, seja na real participação de todos os stakeholders relevantes, a verdade é que nenhuma organização é perfeita e existem sempre desafios derivados da forma como funcionamos em sociedade.
No mundo web3, a solução para alguns destes problemas são as DAOs, também conhecidas por Organizações Descentralizadas Autónomas. Ao serem desenvolvidas com base na tecnologia de blockchain e de smart contracts, idealmente, estas estruturas permitem trazer mais eficiência, nomeadamente no que diz respeito à transparência e à participação nas tomadas de decisão.
Contudo, como muitas coisas na economia descentralizada, ainda é cedo para perceber, mesmo nas DAOs, que formatos funcionam e como as podemos integrar numa realidade empresarial e de sociedade que, na sua maioria, ainda não faz parte da web3.
Foi por aqui que passou a conversa no episódio mais recente da DeNites TV, videocast produzido pela MadreMedia e pela DeNites, a maior comunidade web3 em Portugal, que contou com o apoio da WalliD.
Os episódios da DeNites TV são gravados em inglês