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Netflix: a anatomia do novo botão “Adoro!”

por The Next Big Idea | 14 de Abril, 2022

A Netflix lançou um novo botão que permite aos utilizadores assinalar que adoram um conteúdo. Uma espécie de “super gosto”, num verdadeiro “duplo thumbs up”.

Depois de ter estado praticamente um ano em testes, a Netflix lançou na segunda-feira uma nova funcionalidade: o botão “Two Thumbs Up”, que funciona como uma espécie de “super gosto” para quando o tradicional “gosto” não é suficiente. Desta forma, aos utilizadores podem indicar as séries ou filmes de que realmente gostaram.

Mas como nota a The Hustle, que dedicou um artigo à economia por detrás destas funcionalidades, os botões da plataforma até podem parecer simples, mas os seus históricos e impactos estão longe de o ser. 

O botão “ignorar intro”

Há sensivelmente um mês, a Netflix emitiu um comunicado em que deu conta que o botão “Skip Intro” (por cá “Ignorar Intro”) é utilizado 136 milhões de vezes… por dia. Feitas as contas, com apenas este pequeno gesto, a comunidade dos 136 milhões poupou 195 anos (acumulados) de vida ao saltar intros todos os dias.

Como é a que a ideia para o botão surgiu? Por ironia do destino, enquanto se olhava para a concorrência, há mais ou menos 6 anos, quando Cameron Jonhson, o Diretor de Inovação de produtos da Netflix que estava a ver um episódio da “Guerra dos Tronos”.

O genérico inicial é pujante e a música de Ramin Djawadi difícil de ignorar, mas não deixa de ser longa. A The Hustle lembra que a aritmética é simples de fazer porque os seus quase 2 minutos representam mais ou menos 4% da duração total dos episódios da primeira temporada.

Saltar demais

Não admira, portanto, que Johnson tentasse saltar aquela parte introdutória. Só que ao fazê-lo, muitas vezes, cometia o doloroso erro de saltar demasiado à frente, vendo o que não era suposto por vezes demasiado cedo. 

O que o Diretor de Inovação (e a sua equipa) descobriu depois foi que não estava sozinho nesta prática — os subscritores da Netflix também faziam o mesmo! Especialmente nos primeiros 5 minutos das séries (15% das vezes) que viam.

Realizados testes e fechado o nome para o botão (“Skip Intro”), as críticas foram fenomenais. Um engenheiro da Netflix enfatizou mesmo que se o botão tivesse escrito “bolos grátis” não recebia mais cliques por isso. Foi uma medida extremamente popular e que a plataforma acrescentou formalmente nas suas aplicações em 2017.

Mas há outro botão…

Há botões digitais e no mundo real. Tanto que há um que muitos de nós temos na sala ou nos quartos e quase nem damos conta disso. E está bem visível no meio do nosso comando da televisão ou boxe.

É coisa que já dura desde 2011, numa altura em que a plataforma tinha apenas 16 milhões de subscritores nos Estados Unidos. 

Para a empresa, acarreta um custo, mas que traz duas garantias quando o comando chega à mão das pessoas: uma ida rápida e quase instantânea ao menu do nosso perfil ou lembra que ainda não somos subscritores da Netflix.

Para os fabricantes, isto significa um dinheiro extra a entrar em caixa sem grandes preocupações. Seja como for, a The Hustle sinaliza que é uma situação em que ambas as partes saem a ganhar porque hoje em dia é uma prática corrente e custa apenas 1 dólar por comando.