Voltar | Tecnologia

Neste mundo tudo está ligado à Internet

por | 27 de Novembro, 2017

Neste mundo tudo está ligado à Internet

Internet of Things. Eis uma expressão que estará cada vez mais presente nas nossas vidas. Materializa o desejo de que tudo (inclusive objetos, edifícios e transportes) esteja conectado à internet. Em 2002, quando ainda nem se pensava em tal possibilidade, a Domatica já trabalhava sobre este novo mundo.

Nos anos 90, com o boom da Internet, as fábricas, empresas e cadeias de restaurantes começaram a sentir a necessidade de centralizar a informação e de otimizar as suas produções e dinâmicas. Nesta altura, não se sabia o que teria de ser criado para colmatar as falhas que então existiam. Samuel Silva, Pedro Pina, Pedro Ribeiro Santos e Nelson Pinho já identificavam um gap entre o mundo técnico da eletrónica e o mundo inovador da Internet. Estes dois universos não se tocavam, uma vez que os equipamentos tecnológicos da altura não eram especialmente desenvolvidos e não conseguiam estabelecer determinadas ligações.

Em 2002, iniciavam o caminho: era necessário criar uma empresa de software que desenvolvesse uma aplicação para se colocar nos rooters e gateways, de forma a facilitar a comunicação entre estes dispositivos e a Cloud (conceito de computação em nuvem que se refere à utilização da memória e armazenamento de computadores). Assim nasceu a Domatica.

Hoje em dia, já há cada vez mais dispositivos ligados à Internet das coisas (IoT) e às clouds. Por sua vez, as clouds, como estão desenhadas, não suportam o crescimento de dispositivos previsto para os próximos anos. Samuel Silva, CEO da Domatica, diz-nos que as estimativas apontam para que em 2025 existam cerca de cem mil milhões de dispositivos ligados à IOT. Este fundador da Domatica ilustra a ideia recorrendo à hierarquia da cadeia militar: “se todo o soldado falasse com o general nada se resolvia. O general nunca conseguia dar resposta a todos os soldados, por serem muitos. Portanto, aqui, nós somos o cabo, o sargento que está mais perto do soldado e que o liga ao sargento”, conta-nos.

Deste modo, a Domatica reduz a distância entre os dispositivos e as clouds, permitindo, por exemplo, rapidez da comunicação e do armazenamento da informação até ser colocada na Cloud, a gestão dos dispositivos, a monitorização dos dados que estes indicam (que permite, por exemplo, prever potenciais falhas ou avarias). Ao mesmo tempo, permite uma latência de comunicação muito reduzida e custos de infraestrutura também reduzidos. No fundo, a Domatica é uma ferramenta facilitadora da ideia basilar da IOT: a capacidade de que tudo esteja conectado à Internet.

De 2002 até aos dias de hoje, a empresa marcou presença em vários países e foi a vencedora da segunda edição do IOT Challenge PT 2017, ao desenvolver uma solução de IOT inovadora para o mercado da industria, nomeadamente da agro-industria. Esta vitória deu a oportunidade à Domatica de exibir a sua tecnologia no Web Summit 2017, a maior conferência de tecnologia do mundo.

Veja também:

Episódio sobre a Domatica na série da SIC Notícias "A Caminho para a Web Summit".