Não é para todos
Mais uma semana, mais uma ronda de prémios que atestam o que os sentidos nos dizem: estas pessoas todas que vemos em Portugal e a mistura de palavras em idiomas diversos em que as ouvimos falar comprovam que o nosso país está na rota dos principais destinos turísticos. E apesar da muita emoção que sempre provoca nas redes sociais, é isto que os prémios atestam, porque o resto, o essencial, que é que vivemos num sítio cheio de paisagens bonitas e onde se come bem, já sabíamos, sempre soubemos.
Mas, à boleia do prémio ganho por Lisboa nos World Travel Awards 2019 como melhor cidade para escapadinhas, fomos olhar para as campanhas de turismo outros países ou regiões.
Colômbia, um país que está por estes dias a precisar de um novo plano, agora não por causa da droga mas de outra coisa porventura mais potente. Mas, back in the days, que é como quem diz há cerca de 10 anos, uma campanha promoveu o país através da sua diversidade e beleza geográfica, das praias às montanhas e à floresta. A frase: “o risco é que queiras ficar”. Ora vejam.
Resultados: mais de três milhões de turistas em 2017.
Ruanda. Para quem já pesava mais de 40 quilos nos anos 90, o Ruanda é recordado pela tragédia que foi a guerra civil e o genocídio no país. Décadas mais tarde, em paz, o país decidiu promover-se como destino turístico. O principal argumento: os gorilas. A visita de celebridades como Ellen DeGeneres e a mulher Portia de Rossi tem dado uma ajuda também (na realidade, mais que a visita, DeGeneres tem um fundo de apoio a um campus no país para dar continuidade ao trabalho de Dian Fossey, a zoóloga que dedicou grande parte do seu trabalho à proteção dos gorilas no Ruanda e no Congo e acabou assassinada e que curiosamente se manifestou sempre contra o turismo na região).
Resultados: mais de 1,5 milhões de turistas em 2017.
Croácia. Outrora parte da Jugoslávia, a Croácia foi um dos países criados após o desmembramento da federação jugoslava, tendo passado por uma guerra civil nos anos 90. O país aderiu à União Europeia em 2013 e nos últimos anos o turismo tem sido um dos principais fatores de crescimento, talvez até demais como se pode ver aqui. A “culpa” é da Guerra dos Tronos, que tem vários episódios filmados pelas belas paragens croatas. O que faz com que cidades como Dubrovnik, um dos ex-libris do país, avaliem a proibição de novos restaurantes de forma a conter o ímpeto de atrair mais e mais turistas.
Resultados: em 2018, 19,7 milhões de pessoas visitaram a Croácia.
Para fechar, uma campanha que deu que falar nos Estados Unidos: a da promoção do Nebraska, um estado sem “nada de especial”, sem nenhum argumento de peso face aos seus competidores diretos. Mas que entrou pelo menos na disputa de atenção com a campanha que usou precisamente a falta de argumentos como o argumento: “Honestly, it’s not for everyone” [honestamente, não é para todos].
Nada que um bom marketing não possa resolver.
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