Voltar | Inovação Social

Multiplica lança campanha para apoiar microempreendedores em países de língua portuguesa

por The Next Big Idea | 29 de Janeiro, 2024

Por detrás da iniciativa está um documentário sobre dois empreendedores em São Tomé e Príncipe e uma campanha de crowdfunding para os apoiar.

O Multiplica é uma iniciativa de crowdfunding de impacto baseada em donativos, dedicada a apoiar o acesso a financiamento a microempreendedores em países de língua portuguesa. A plataforma tem como objetivo garantir que cada euro doado seja multiplicado em valor, tanto em termos de impacto monetário quanto social. Faz isto, garantindo a acessibilidade ao financiamento para microempreendedores com negócios validados e soluções orientadas para o impacto com potencial para transformar as suas comunidades locais; apostando no financiamento de ativos essencial para otimizar a produção; e medindo e reportando indicadores de impacto resultantes dos fundos angariados.

Recentemente, o Multiplica lançou o seu primeiro documentário “Empreender no Limite: Negócios Multiplicadores na Ilha de São Tomé” (trailer). O filme acompanha de perto os negócios de dois microempreendedores com negócios de impacto, destaca o trabalho do MOVE, uma organização portuguesa de apoio ao empreendedorismo local, e partilha os testemunhos das várias entidades que fazem parte deste vibrante ecossistema, com o objetivo de: 

  • Exibir as dificuldades inerentes ao desenvolvimento de um pequeno negócio num contexto em que os instrumentos tradicionais de financiamento não são uma opção;
  • Partilhar negócios de impacto com um potencial efeito multiplicador de oportunidades socioeconómicas para o microempreendedor e para a comunidade local em países de língua portuguesa;
  • Demonstrar a pertinência complementar o desenvolvimento de capacidades com a doação para financiar um equipamento essencial que permita otimizar a produção de negócios validados com soluções orientadas para o impacto.

A plataforma convida os doadores a apoiar empreendedores como Henos e Elísio, que buscam desenvolver micro negócios com um potencial de impacto socioeconómico significativo nas suas comunidades. 

  • Henos Martins, o visionário por detrás da BIO BAGS PLUS, que procura combater a pobreza e dinamizar a economia local em São Tomé, gerando oportunidades de emprego e atividades económicas na comunidade local através da produção de papel vegetal, artigos de decoração, e artesanato de fibra de bananeira. Pode contribuir aqui
  • Elísio Nunes, professor com formação em agronomia, é a força por detrás da ECOBLASA que pretende combater a desflorestação em São Tomé, produzindo carvão 100% ecológico a partir de cascas de coco e resíduos orgânicos. Pode contribuir aqui

Os micro e pequenos negócios em contextos de desenvolvimento desempenham um papel fundamental na criação de oportunidades socioeconómicas para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. No entanto, o financiamento destes negócios, particularmente nos países em desenvolvimento, apresenta desafios críticos. O impacto do financiamento que permite estes empreendedores desenvolverem os seus micro negócios é significativo, uma vez que pode conduzir a salários mais elevados, a melhores condições de trabalho e a uma maior disponibilidade de bens e serviços a preços mais baixos, contribuindo para a redução da pobreza e para o desenvolvimento sustentável local.