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Last Call quer construir a maior rede de partilha de powerbanks do país

por The Next Big Idea | 6 de Março, 2024

A ficar sem bateria e não trouxe o carregador? Esta startup quer acabar com esse problema.

A startup portuguesa Last Call, incubada na Mafra & Ericeira Business Factory, entrou no mercado dos serviços de carregamento de dispositivos pessoais através de um sistema de aluguer de powerbanks que liberta os utilizadores da dependência de tomadas tradicionais ou estações de carregamento fixas, proporcionando a conveniência de carregamento em movimento.

A Last Call conta com 30 estações de aluguer já em funcionamento em algumas zonas do centro de Lisboa, e prevê expandir a sua rede a 200 até ao verão de 2024, e estabelece como meta ambiciosa chegar às 1.000 estações instaladas até ao final de 2026.

“No centro do nosso negócio está o valor da liberdade. Libertamos as pessoas do fardo de transportar dispositivos adicionais, de pedir para serem carregados em restaurantes, de serem ligados às tomadas elétricas ou de comprarem, desnecessariamente, powerbanks”, explica a fundadora e CEO da Last Call, Lidia Grechina.

O que torna a Last Call diferente

A abordagem a Last Call difere das soluções existentes no mercado porque, segundo a empresa, é simples e eficaz. Além de não ser preciso fazer qualquer download de aplicações, para desbloquear uma das suas powerbanks, basta o toque de um cartão bancário. Os cabos incluídos já vêm incluídos (Micro USB, Type-C ou Lightning).

As tarifas horárias começam nos 1,5 euros e vão até um valor máximo diário de 6 euros

E depois de utilizar, os utilizadores podem devolver o powerbank noutra estação Last Call, tal como uma e-bike, bastando apenas digitalizar o QRcode do powerbank e encontrar no mapa a localização mais conveniente. No entanto, há uma condição de modo a garantir a sua devolução: a caução reembolsável de 25 euros fica bloqueada no cartão até ao final do aluguer.

Os planos para o futuro

Em comunicado, a empresa explica que a implementação das operações está dividida em duas fases:

  1. Foco no mercado B2B, com o objetivo de expandir significativamente a rede de parceiros através da instalação de postos de carregamento com 6, 12, 24 ou 32 slots, para espaços interiores ou exteriores. O serviço será totalmente gratuito, automatizado e isento de manutenção, permitindo libertar os colaboradores de tarefas secundárias ao eliminar sucessivos pedidos de carregamento de telemóveis.
  2. Atrair novos clientes e aumentar as vendas resultantes do maior tráfego gerado pela rede Last Call.

A Last Call foi uma das startups recentemente selecionadas para participar no PayTech On-the-Go, programa de aceleração especializado em Pagamentos de Mobilidade Inteligente promovido pela NEST e dinamizado pela Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa.