KptnCook, uma “bússola” para comer bem das receitas às compras nos supermercados
Sair do trabalho e ainda ter de pensar numa receita para o jantar pode ser, muitas vezes, uma tarefa difícil ou pelo menos ingrata. E tudo piora quando, na despensa, não existem os ingredientes necessários. Em 2013, a KptnCook decidiu mudar isso.
Eva Hoefer, cofundadora desta startup alemã, inspirou-se na sua vida para criar o conceito. “Isto foi uma forma de resolver o meu próprio problema. Há uns anos, trabalhava como freelancer e como designer para diferentes agências e companhias em Berlim, via-me muitas vezes à tarde no supermercado a tentar planear algo bom para cozinhar para mim, mas estava tão soterrada em escolhas que havia sempre uma ou duas coisas que cozinhava sempre. Foi por isso que surgiu a ideia: não havia nada que ligasse boas receitas com os produtos que podemos encontrar nas lojas”, conta.
Além disso, há uma outra tendência a surgir. “O que vemos neste momento é que o mercado da comida está a ficar cada vez mais conveniente. Os consumidores procuram por receitas online, não aprendem com a família, não aprendem com a mãe ou com o pai como cozinhar. Procuram online, mas o que vemos na Alemanha é que 90% das pessoas ainda fazem compras offline. É aqui que chega a KptnCook: damos esta experiência online ligada às compras offline”.
Na aplicação KptnCook encontram-se, todos os dias, “três deliciosas receitas”, de um total de 100 já inseridas na base de dados, que são alteradas a cada 24 horas. “Para cada receita [existem] fantásticas ‘instruções passo a passo’, por isso não é preciso ser um verdadeiro Masterchef para cozinhar estas receitas. É realmente simples. Cada receita vem também com uma lista de produtos, uma lista de compras básica para [ser aplicada] em supermercados que fiquem perto. Pode também ver-se comparações de preços e decidir então onde se vai comprar os ingredientes”, explica Eva.
Além de facilitar as escolhas de receitas e as compras, a KptnCook tem também como objetivo divulgar a alimentação saudável. “Focamo-nos em escolhas saudáveis, porque achamos que, para muitas pessoas, o mais desafiante é encontrar algo que seja saudável e saboroso ao mesmo tempo. Por exemplo, quando nos encontramos nos supermercados a primeira coisa que vemos são vegetais, mas muitas pessoas não sabem o que fazer com eles. Então levam sempre as mesmas coisas, o que pode ser muito aborrecido. Muitas pessoas não sabem o quão saborosos podem ser nem como cozinhar os vegetais”, diz.
“Das três receitas, duas delas são vegetarianas ou vegan, uma delas é carne ou peixe. Apenas porque achamos que é uma boa forma de mostrar às pessoas tudo o que podem fazer em refeições vegetarianas e que não é necessário comer carne todos os dias. Queremos dar às pessoas uma outra forma de comer. Acreditamos que podemos mudar os nossos hábitos, cozinhando mais comida vegetariana e sendo mais saudáveis”.
Para que tudo corra bem e a equipa saiba o que está em causa, “todas as quartas e quintas-feiras são feitas receitas” no escritório. Cozinha-se, inova-se, tiram-se fotografias e, depois, todos podem provar. “Todos avaliamos, dizemos se são boas ou não”, diz Eva.
Para não levar os clientes “ao engano”, os preços dos produtos são atualizados “em segundos”, desde que o site do supermercado tenha os dados todos inseridos. É, assim, uma forma de promover os ingredientes, mas também de ajudar a carteira sem perder uma refeição saborosa. Além disso, a aplicação KptnCook é gratuita para quem anda à procura de receitas. E já são muitos: atualmente, há cerca de 1 milhão de sessões por mês, mas o que mais procuram é sempre o clássico — massa.
Contudo, há também uma garantia inversa. “Na ‘cultura da comida’, as pessoas estão a ficar cada vez mais curiosas sobre outras nações e outros sabores”. Então há a necessidade de adaptar as receitas quando a KptnCook se expandir pela Europa? Eva tem a resposta bem definida.
“Talvez não sejam precisos assim tantos ajustes [de país para país], mas certamente há receitas que apenas vão funcionar num país específico. Contudo, a maioria dos nossos conteúdos são internacionais, pelo que podem funcionar noutros países”, refere.
Independentemente dos pratos sugeridos, a KptnCook tem um sonho: quer ser “a plataforma onde se vai quando se pensa em cozinhar algo, com ingredientes frescos”. Quer ser a “bússola” que orienta as pessoas, desde a escolha do prato à compra dos ingredientes para a sua confeção.
Fique a conhecer a KptnCook e os seus promotores | watch the video neste episódio do The Next Big Idea.