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Kenbi. Startup co-fundada por português levanta 23,5 milhões de euros e está a contratar no Porto

por The Next Big Idea | 4 de Junho, 2022

A Kenbi, start-up luso alemã na área de cuidados domiciliários, está a reforçar a equipa do escritório do Porto depois de ter levantado uma ronda de 23,5 milhões de euros junto de investidores.

Fundada na Alemanha pelo português Bruno Pires, com outros dois fundadores- um deles suíço e a outra alemã -, a Kenbi tem como missão transformar digitalmente todo setor da assistência domiciliaria, expandindo-o a toda a população independentemente da idade e aumentar o alcance dos seus serviços por toda a Alemanha. Os cofundadores e co-CEOs Katrin Alberding e Clemens Raemy conheceram-se em Harvard Business School em 2009, e após seguiram carreiras em diferentes indústrias, juntaram-se para fundar a Kenbi com o CTO Bruno Pires.

Desde a fundação em 2019, já angariou mais de 30 milhões de euros e cresceu de 12 para 430 funcionários, 80% mulheres.

A ronda série A foi liderada pela Endeavor Vision, a que se juntaram os  investidores existentes Redalpine, Heartcore, Headline, Partech, entre outros ligados aos Cuidados de Saúde e ao Sillicon Valley Bank.

Resolver aos enfermeiros o problema da “papelada”

A startup fundada há apenas três anos, pouco antes do início da pandemia, resolveu um problema de tempo nos enfermeiros: 40% do tempo de trabalho de um enfermeiro está ligado à burocracia e papelada. A solução que a Kenbi apresentou foi a de usar tecnologia para aliviar a falta de pessoal de enfermagem, conseguindo resultados de eficiência ao poupar 20% no tempo de quem exerce a profissão. Por outro lado, a empresa está a desenvolver ferramentas que ajudam os familiares na gestão com a empresa e os cuidadores.

Bruno Pires, cofundador e CTO da empresa afirma: “Através da nossa tecnologia, desenvolvida no Porto, conseguimos resolver um problema: a falta de tempo dos cuidadores. Esse tempo perdido, maioritariamente, em tarefas burocráticas, é transformado em maior flexibilidade para trabalhar e maior oferta de cuidados. Com a Kenbi, os pacientes valorizam a proximidade, acessibilidade e conforto de todos os cuidados necessários. É tão simples como chamar um motorista numa aplicação mobile.”

O fundador da Kenbi avança ainda que “com este investimento vamos ampliar as inovações tecnológicas para o cliente, que vão além do mercado-alvo de idosos, criando uma categoria de assistência médica em casa para uma população mais ampla: agenda de serviços, relatórios de atendimento, contatos da rede de atendimento e um marketplace para solicitação de ofertas adicionais”.

No futuro, a start-up explorará a integração de seus serviços de atendimento domiciliário com avanços modernos de atendimento, como sistemas de farmácia online, modelos de telemedicina assistida por enfermeiros, dispositivos domésticos conectados e análises de big data para assistência médica preditiva. Por mês, a Kenbi consegue promover 48.000 visitas de cuidadores e enfermeiros, aliviando assim a grande falta de profissionais de enfermagem.

A Kenbi é aceite por todos os seguros de saúde alemães. Isto significa que os pacientes têm os seus custos de cuidados de saúde graves e de longo prazo cobertos, independentemente do serviço de escolha. Todos os cuidadores são contratados pela Kenbi, garantindo assim padrões de qualidade elevada e uma colaboração para o desenvolvimento de mais soluções tecnológicas diretamente com o consumidor final.