Há 40 anos, dois irmãos paquistaneses criaram o primeiro vírus informático
por Gabriel Lagoa | 19 de Janeiro, 2026
Em 1986, uma loja em Lahore vendia software pirata a 1,50 dólares. O problema? Vinha com um presente surpresa que ninguém queria.
Quem visitava a cidade paquistanesa de Lahore, em 1986, encontrava um negócio difícil de recusar. Numa das ruas havia uma pequena loja chamada Brain Computer Services que vendia programas populares da época, como o Lotus 1-2-3 (uma folha de cálculo) e o WordStar (um processador de texto), por cerca de 1,50 dólares cada. Nos Estados Unidos, custavam várias centenas.
Segundo um artigo da revista Time, entre o início de 1986 e o final de 1987 dezenas de americanos, na sua maioria estudantes e mochileiros, passaram pela loja e regressaram a casa com disquetes carregadas de software barato. Levavam, no entanto, mais do que isso.
Um vírus escondido nas disquetes
Em quase todas as disquetes estava escondido um pedaço de código que viria a ser considerado um dos vírus informáticos mais sofisticados do...
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.Regista-te gratuitamente para continuares a ler