Voltar | Sustentabilidade

Greenment é a única startup portuguesa entre as 50 finalistas da South Summit Brasil 2024

por The Next Big Idea | 26 de Fevereiro, 2024

Startup lusa desenvolveu um tipo de betão plantável que poupa água, solo e o custo de produção e manutenção de edifícios verdes. A terceira edição da South Summit Brazil realizar-se-á em Porto Alegre, de 20 a 22 de março, sob o tema “Decoding Complexity”.

South Summit Brasil 2024, evento coorganizado pela IE University e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, anunciou as 50 finalistas da Startup Competition, selecionadas entre mais de 2.000 startups inscritas. Portugal chega à fase final com a startup Greenment, empresa que desenvolveu um tipo de betão plantável que poupa água, o solo e custos de produção e manutenção de edifícios verdes para ajudar a resolver os problemas causados pela poluição do ar, os gases com efeito de estufa, as alterações climáticas e o desperdício de água.

A startup lusa irá disputar o título de projeto mais inovador, entre 20 e 22 de março, na cidade de Porto Alegre, juntamente com mais 49 startups oriundas de 16 países diferentes, tais como Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Israel, Luxemburgo, México, Singapura, Suécia, Reino Unido e Uruguai. O número de startups inscritas na competição cresceu 144%, consolidando a South Summit Brasil 2024 como o evento global de empreendedorismo mais importante da América Latina.

A Greenment foi criada há dez anos com a missão de devolver à mãe natureza o solo que a revolução industrial lhe retirou. Tendo em conta que o betão tradicional é prejudicial para o ambiente, o betão plantável da Greenment não causa qualquer problema para o ambiente, pois permite às plantas enraizar-se e começar a crescer nele. Com esta solução, será possível transformar as cidades em selvas e plantar plantas e flores na fachada de todos os edifícios, aliviando o poder de plantar em pavimentos onde, devido à utilização de pedra e betão antigos, o crescimento das plantas é limitado.

A startup foi escolhida através de um rigoroso processo de seleção, com base em critérios bem definidos sobre inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipa e interesse para potenciais investidores. Durante a cimeira terá a oportunidade de fazer um pitch aos players mais relevantes do ecossistema espanhol, incluindo grandes empresas e fundos de investimento, bem como estabelecer contactos com outras startups.

Sob o lema “Decoding Complexity”, a terceira edição do encontro no Brasil espera reunir mais de 140 fundos e 1.000 investidores internacionais, além de speakers de renome, como: Uri Levine, cofundador do Waze e Moovit; Paula Ganem, chefe regional de mercado de capitais para o Canadá e América Latina da Bolsa de Valores de Nova York; Martin Umaran, cofundador e presidente da Globant Venture e na EMEA, e Luana Ozemela, vice-presidente de impacto social da iFood.

A última edição do South Summit Brasil reuniu mais de 22 mil participantes, 3 mil empreendedores, 900 oradores e mais de cem fundos de investimento (30 deles internacionais), além de 600 investidores com uma carteira de 123 mil milhões de dólares e 19 mil milhões destinados a investimentos no ecossistema empreendedor latino-americano.