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Depois de resistir à crise, indústria da beleza prepara-se para crescer 6% ao ano

por The Next Big Idea | 13 de Julho, 2023

Entre 2022 e 2027, a indústria da beleza deverá atingir os 580 mil milhões de dólares em vendas a retalho e é esperado que as vendas globais registem uma taxa de crescimento anual de 6%.

A indústria da beleza está a passar por uma reformulação e crescimento como há muito não se via. De acordo com o estudo The State of Fashion: Beauty, realizado pela The Business of Fashion (BoF) e a McKinsey & Company, a indústria da beleza está a atravessar uma expansão à escala global, e prevê-se que o mercado chegue aos 580 mil milhões de dólares em receitas até 2027. O estudo prevê que todas as categorias de beleza, incluindo os cuidados com a pele, fragrâncias, maquilhagem e cabelo, irão crescer, mundialmente, a um ritmo de 6% ao ano, entre 2022 e 2027.

A reformulação da indústria da beleza tem sido influenciada por vários fatores, desde um novo tipo de consumidores a novos tipos de mercado. Apesar de a China e dos Estados Unidos continuarem a ser mercados muito importantes para a indústria da beleza, existem cada vez mais outros aos quais se deve prestar atenção e que também devem fazer parte das estratégias de crescimento das marcas. Por exemplo, a Índia e o Médio Oriente estão a emergir como mercados chave de e em crescimento, sendo que está previsto que as vendas a retalho aumentem para 21 mil milhões de dólares na Índia e 47 mil milhões de dólares no Médio Oriente, até 2027.

Mudanças

Não é segredo que os consumidores estão a transformar a sua perceção de beleza. Agora, esta evolui para além da maquilhagem e cria oportunidades em subcategorias como o sono, bem-estar sexual, suplementos de beleza, entre muitos outros. A indústria mundial de bem-estar, está atualmente valorizada em 1,5 mil milhões de dólares, e prevê-se uma taxa de crescimento anual nas vendas a retalho de 10%, entre 2022 e 2027. Apesar daquilo que se possa achar, a Geração Z, que é um grande consumidor nesta indústria, é fiel às marcas de que gostam, mesmo quando querem experimentar novos produtos – quase 60% dos mesmos estão dispostos a continuar a comprar as suas marcas favoritas. Desta forma, as empresas devem adaptar a sua oferta e as suas estratégias de marketing para se conectarem com essa geração de consumidores mais jovens.

De forma geral, 40% dos consumidores afirmam que são fiéis às marcas que conhecem e em que confiam e 69% afirma que gosta de experimentar novos produtos, pelo menos de seis em seis meses. 

Crescimento por segmentos:

  • Skincare: teve o maior crescimento dentro das várias categorias da indústria da beleza e deve chegar, em breve, aos 260 mil milhões de dólares em vendas (o valor atual é de 190 mil milhões de dólares). 
  • Perfumaria: estima-se que as vendas aumentem dos 70 para quase 100 mil milhões de dólares e terá uma maior penetração na China e nos EUA.
  • Maquilhagem: espera-se que a recuperação pós-pandemia continue, aumentando os lucros de 80 para os 105 mil milhões de dólares (aproximadamente). 
  • Cuidados com o cabelo, exceto dispositivos: prevê-se que este segmento cresça de 90 para 120 mil milhões de dólares, sendo que os consumidores têm vindo a adotar rotinas de vários passos nos cuidados capilares, tal como fazem com os cuidados da pele.

O bem-estar

Apesar do crescimento geral que se tem visto na indústria da beleza, o bem-estar é que tem estado no seu auge. No final da década de 2000, os cuidados pessoais começaram a tornar-se uma prioridade para os consumidores e, segundo o inquérito feito, a maioria dos compradores dos Estados Unidos, China e Europa afirmaram que planeiam aumentar os seus gastos em produtos e serviços de bem-estar no próximo ano.

Está previsto que a indústria mundial de bem-estar, atualmente valorizada em 1,5 mil milhões de dólares, cresça até 10%, até 2027, o que irá refletir-se num aumento das ofertas de produtos que combinam beleza com o bem-estar. O inquérito realizado pela McKinsey concluiu que os produtos de bem-estar, cuja popularidade deverá aumentar, são: 

  • Higiene do sono (30% dos inquiridos afirmam utilizar regularmente produtos e serviços que melhoram o sono); 
  • Bem-estar sexual (cerca de 20% dos consumidores utilizam, atualmente, produtos desta categoria);
  • Suplementos (que vão desde vitaminas e adaptógenos, a snacks e bebidas com benefícios para a saúde e a beleza).

Os próximos anos, apesar de críticos, devem oferecer tudo o que é necessário para que exista um crescimento contínuo da indústria da beleza, desde a combinação mais agilizada de canais, até aos consumidores cada vez mais ansiosos por explorar novos produtos.