Como pensar no marketing de produtos na Web3?
por Miguel Magalhães (Texto) | 27 de Janeiro, 2023
Foi este o tema do episódio mais recente da DeNites TV, videocast sobre Web3 produzido pela MadreMedia, que teve como convidados esta semana Ramon Castillo, da agência de Web3 Marketing Hype Partners, e Alexandre Collignon, Head of Marketing da Liisa, uma plataforma que recorre a inteligência artificial para apoiar investidores de NFTs.
Numa estratégia de marketing tradicional, existem os 4P’s – Product, Price, Promotion and Placement – que não é mais que o desenvolvimento de produto, a sua monetização, a forma como é comunicado e a forma como é colocado diante de potenciais clientes.
Tanto Ramon Castillo como Alexandre Collignon concordam numa coisa: a Web3 tem pelo menos mais um “P”, relacionado com pessoas, e com a necessidade de qualquer projeto na indústria, seja uma complexa plataforma de DeFi, seja uma coleção extravagante de NFTs, precisar de construir uma comunidade de utilizadores, que serão os principais embaixadores da “marca”.
Como fazer isso é a questão para um milhão de euros. Há plataformas mais indicadas para ir ao encontro dos utilizadores nativos de web3, há parcerias dentro da indústria ou com marcas Web2 que permitem criar mais empatia com uma audiência, há obrigatoriamente estratégias que funcionam num determinado contexto, mas que não farão tanto sentido noutro.
Foi por aqui que decorreu a conversa que esteve na base do Episódio 3 da DeNites TV, uma produção MadreMedia com a Denites, a maior comunidade de startups e players web3 em Portugal, que contou com o apoio da WalliD e que já está disponível no YouTube e no Spotify.
Todos os episódios da DeNites TV são gravados em inglês.