Como monetizar conteúdos na Web3
por The Next Big Idea | 13 de Março, 2023
Andreas Nicolos, responsável de Growth da Access Protocol, foi o convidado do episódio mais recente da DeNites TV. A sua plataforma está a repensar a forma como os conteúdos de media podem ser monetizados recorrendo à blockchain.
Os anúncios ainda são o principal canal de receitas para as empresas de media digitais. Estas empresas competem diretamente com empresas de social media tais como Facebook, Instagram e Twitter, que estão melhor posicionados para oferecer aos clientes um CPM médio inferior (o montante que custa a um anunciante gerar mil impressões sobre uma unidade de anúncio).
Além disso, os anúncios baseados no tráfego criam incentivos desalinhados, que levam os os publishers a produzir conteúdo de baixa qualidade, e por vezes algum clickbait para gerar mais impressões.
Por isso, marcas fortes que produzem conteúdos de valor (como o Times) começaram a fazer uma transição para um modelo de subscrição direcionado ao consumidor (B2C), o que proporciona à empresa receitas recorrentes e alia melhor o conteúdo do criador aos interesses do consumidor, em comparação com a publicidade.
No entanto, uma paywall B2C cria fricção e afasta os utilizadores que ou nunca quererão pagar ou não têm o desejo de atribuir fundos numa base mensal ou anual. Este modelo sofre de baixas taxas de conversão (muitas vezes <1% da audiência), captura um montante impreciso em termos de valor e não cria incentivos para as empresas produzirem o melhor conteúdo possível (especialmente se se tratarem de subscrições anuais).
A Access Protocol está a tentar resolver alguns destes problemas através da sua plataforma que poderá a ficar a conhecer um pouco melhor no episódio mais recente do videocast DeNites TV, produzido pela MadreMedia em conjunto com a DeNites, a maior comunidade de empresas web3 em Portugal.
- Episódio disponível no YouTube e no Spotify
- Sponsor deste episódio foi a Stage, uma empresa a repensar o futuro dos concursos de talento na web3
Os episódios do DeNites TV são gravados em inglês