Voltar | Criptomoedas

Colapso FTX: Sam Bankman-Fried declara-se inocente

por The Next Big Idea | 4 de Janeiro, 2023

Sam Bankman-Fried declarou-se inocente no caso da FTX, colapso que os procuradores apelidam de fraude “épica”.

O ex-CEO e fundador da famosa exchange de criptoativos FTX declarou-se esta terça-feira inocente de todas as acusações de que é alvo perante um juiz num tribunal federal de Nova Iorque.

SBF, como é conhecido, é acusado de oito crimes, incluindo transferir os depósitos dos clientes da FTX para o fundo Alameda Research, de comprar imóveis ou doar milhões de dólares a causas políticas.

O procurador responsável pelo caso sugeriu ter um conjunto de provas contra Bankman-Fried muito robusto, dizendo que vão ser entregues centenas de milhares de documentos nas próximas semanas à defesa. O tribunal estima que o julgamento tenha o seu início no dia 2 de outubro.

Como recorda a Axios, desde que começaram a surgir as primeiras notícias do colapso da plataforma em novembro de 2022, que Bankman-Fried afirmou publicamente não ter o conhecimento da realidade total dos problemas financeiros da empresa, nem dos problemas do hedge fund da Alameda Research (que também fundou).

Esta decisão vai contra aquilo que dois dos seus sócios fizeram pouco antes do Natal, quando Caroline Ellison (ex-CEO da Alameda Research) e Gary Wang (co-fundador da FTX) se declararam culpados, tendo Ellison inclusivamente reconhecido ter noção e conhecimento de que aquilo que ambas as empresas estavam a fazer era “errado”.

Mais, segundo a declaração de Ellison, proferida na sua audiência de defesa em 19 de dezembro, tanto ela como Bankman-Fried criaram declarações financeiras fraudulentas para enganar os credores da Alameda, frisando ainda que a empresa tinha “acesso a uma linha de crédito ilimitada sem ser obrigada a apresentar garantias” ou outros tipos de guardrails.

Neste sentido, também Gary Wang revelou que alterou algumas partes do código da FTX para esta receber os empréstimos da Alameda.

Mais artigos sobre o colapso da FTX:

FTX. No início de uma tempestade

FTX: É este o “momento Lehman Brothers” das criptomoedas?

Sam Bankman-Fried preso nas Bahamas